Olhar Astrológico: Woody Allen

July 24, 2017

 

Nome de batismo: Allen Stewart Konigsberg

Dados de nascimento: 1 de dezembro 1935, às 22:55 

Localidade: Bronx, New York.

Classificação: AA - horário preciso.

 

 

Com uma filmografia enorme, formada por mais de 50 filmes – praticamente 1 para cada ano de carreira –  Woody Allen pode ser considerado como uma máquina de fazer filmes e muitos deles geniais!

 

 

 

Mas de onde vem tanto brilhantismo?

 

 

Vejamos o que nos apresenta o mapa de Woody...

 

Sagitariano com ascendente em Virgem e Lua em Aquário, o cineasta nasceu com um poderoso stellium de Júpiter, Sol e Mercúrio em Sagitário. O Sol está conjunto a Júpiter – o grande benéfico -, dispositor do Signo onde se encontra, domiciliado, portanto, no Signo mutável de Sagitário.

 

 

 

Diz-se que quando um planeta está em seu trono, ou em seu domicílio, ele adquire força e sua expressão torna-se mais marcante.  A influência do grande benéfico Júpiter faz expandir o efeito de todas as coisas com as quais ele entra em contato.

 

 

 

No mapa do cineasta a força do stellium se intensifica mais ainda, pois além de encontrarmos Júpiter domiciliado, o mesmo está no Fundo do Céu, a Casa 4, uma casa angular e poderosa. Esta casa representa as raízes familiares, um espaço de orientação psíquica que, para além de outros assuntos, também representa a pátria.

 

 

Woody Allen é de família judia que emigrou para os Estados Unidos e sua identidade é bem presente em sua obra. Vale lembrar que Júpiter representa o impulso para a introspecção a nível intelectual, filosófico e religioso.

 

 

O Mercúrio natal do artista encontra-se aos 4°31’ de Sagitário e sua influência é forte por estar conjunto a Júpiter, aos 5°07’, em aspecto aplicativo. Não é à toa que a ligação de Woody Allen com o mundo do entretenimento começou muito cedo.  Ainda adolescente, Woody escrevia artigos para jornais e roteiros para programas de rádio... Olha a influência de Mercúrio aqui! Em seus filmes, há algo que sempre chama atenção: os diálogos, que são sempre muitos e incrivelmente bem elaborados, revelando a mente genial do diretor.

 

 

 

Outra faceta bem conhecida de Woody é sua paixão pelo Jazz.

 

 

 

Esse estilo musical está sempre presente em seus filmes, e ele costuma ser visto com frequência em bares de jazz nova-iorquinos.

 

Quando falamos em arte nos referimos ao arquétipo de Vênus, e por falar nisso, a cúspide do meio do céu do artista abre em Touro, cujo regente, Vênus, encontra-se em seu trono, no Signo de Libra, na Casa 2. Esta casa faz parte do primeiro quadrante e está relacionada com a estruturação do EGO. É também conhecida como a casa dos dons, dos valores e do desenvolvimento da consciência do corpo.

 

 

Outra característica dos seus filmes, sendo esta talvez a mais famosa, é que há quase sempre um personagem que é uma espécie de alter ego de Woody Allen: um sujeito judeu, verborrágico, meio "cri cri" e neurótico.

 

 

É fácil perceber quando o filme é do Woody Allen! Antes do cinema, já tinha uma carreira bem-sucedida na comédia, fazendo apresentações stand-up.  Levou a comédia para sua carreira no cinema. Seus filmes, sejam os mais alegres ou os dramas, têm sempre uma ponta de humor, em geral autodepreciativo.

 

 

Cada pessoa lida com as suas pelejas e questões e com Woody não seria diferente, afinal de contas todos nós temos os planetas maléficos em algum lugar do nosso mapa. Em se tratando de polêmicas, podemos dizer que ele já tem uma coleção em sua vida. A primeira e mais conhecida foi por ter casado com a própria enteada, filha adotiva de sua esposa na época. A segunda, por ter sido acusado de abuso sexual de outra filha desta mesma esposa.

 

 

 

 

Sobre tais polêmicas observemos primeiramente o pequeno maléfico, Marte, planeta que representa o arquétipo instintivo e sexual. O planeta vermelho, como também é conhecido Marte é de natureza masculina e está associado à sexualidade e ao poder. Onde quer que esteja Marte em nosso mapa, se olharmos com atenção, encontraremos algum problema. No caso de Woody o problema é que ele está exaltado em Capricórnio na casa da criatividade, dos prazeres e do sexo. Qualquer planeta encontrando-se exaltado, se expressa com uma intensidade maior do que estando em seu próprio trono.

 

 

E não é só isso, Marte exaltado está lançando um olhar (aspecto) desafiador para Vênus, a pequena benéfica. A quadratura (aspecto marciano de 90°) de Marte com a Vênus é desarmonioso. Estando Vênus na Casa 3, a casa que representa os irmãos de conotação espiritual e comunicativa, gera um poder de criação, porém, há conflitos em relação aos papéis sexuais que podem sabotar o sucesso de qualquer pessoa.

 

 

É o arquétipo masculino em contato desarmonioso com o arquétipo feminino, resultando aqui em um poderoso elemento erótico na sua personalidade. Tudo vai depender dos sinais inconscientes que a pessoa envia. E por falar em inconsciente não podemos deixar de mencionar que Netuno, o planeta associado às influências não materiais, sonhos e ilusões está angular, em Virgem, na Casa 1 – a casa do ascendente de orientação pessoal e da atitude básica na vida.

 

 

A posição de Saturno na Casa 7, a casa dos outros, em Peixes, o signo do autossacrifício, de alguma maneira manifesta a renúncia do seu eu pessoal para os demais. Neste caso de Woody, o cônjuge do nativo está predisposto a experimentar pesares através do matrimônio, sem falar da inclinação crítica de Virgem no ascendente que também pode dificultar a energia pessoal do nativo no trato com os demais. Resumindo este posicionamento, há uma possibilidade de muitos matrimônios ou de relações duais, haja vista Netuno e Mercúrio estarem bastante fortes em seu mapa.

 

 

Enfim, polêmicas à parte, Woody Allen é, sem dúvidas, uma das figuras mais interessantes do cinema!

 

 

Espero que vocês tenham gostado dessa curta análise. Se você tiver alguma proposta de mapa de algum artista para análise, pode comentar. Farei o possível para atender aos pedidos de vocês! 

 

 

Agradecimentos especiais à minha revisora textual, Luciana Soares.

 

________

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Olhar Astrológico: Angelina Jolie

February 6, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
© Copyright 2020 - Dharma Astrologia