Aspectos Maiores

August 13, 2017

Gente boa,

 

 

Vou abordar um assunto que muitas pessoas solicitaram através da Fanpage da Dharma Astrologia...

 

 

O S   A S P E C T O S!  

 

 

Um aspecto é a distância angular entre dois pontos medidos sobre a Eclíptica em graus e minutos de longitude, tal como vemos a partir da Terra.

 

 

Pode ser entendido também como interações dinâmicas entre setores da vida. Os aspectos já foram chamados de "linhas de força" entre os vários centros de energia (planetas) no campo mapeado pela carta astrológica. Neste artigo vou enfocar os aspectos mais importantes, os chamados ASPECTOS MAIORES.

 

 

Os aspectos se formam entre dois planetas ou entre um planeta e a cúspide de uma casa qualquer e produzem acentuações de características associadas com os princípios  dos planetas envolvidos, chegando a estar relacionados não somente com débeis ou fortes recursos psicológicos, mas sim com significativos efeitos sobre a vida da pessoa.

 

 

Tradicionalmente divide-se os aspectos em “benéficos” e “maléficos”, mas as opiniões mudaram de uns tempos para cá. Algumas escolas consideram que é muito superficial considerar os aspectos nesse sentido, com base no que os psicólogos denominam de princípio de prazer-dor. O fato é que não necessariamente o desagradável tem que ser algo mal, nem tampouco algo positivo é sempre agradável...  

 

 

Os aspectos harmônicos podem gerar maus efeitos e os aspectos desarmônicos podem, de alguma maneira, gerar efeitos positivos.

 

 

Podemos entender também que, por outro lado, os aspectos desarmônicos indicam, por vezes, desejos, enquanto que os harmônicos assinalam a "falta de desejo", ou seja, a habilidade ou a capacidade prática para a realização de algo na vida com mais facilidade. É certo que aspectos desarmônicos produzem tensão e podemos compreender, de certa forma, que uma certa quantidade de tensão é necessário para que possamos viver. Isto não quer dizer que os aspectos desarmônicos são bons, vai depender da situação do mapa em questão.

 

 

Por exemplo, quando estudamos mapas de pessoas famosas quase sempre encontramos muitos aspectos desarmônicos. Quer dizer, foi a necessidade de alcançar algum êxito que essas pessoas famosas tiveram que cruzar caminhos não muito fáceis e, através de muita luta e peleja, se destacarem na vida.

 

 

Portanto, se no seu mapa você possui mais aspectos “vermelhos” do que “azuis”, (ou seja, mais desarmônicos do que harmônicos) não fique triste ou desesperado. Eu costumo dizer que pessoas com muitos aspectos harmônicos tendem a relaxar na vida pois acabam se acostumando com as chamadas “zonas de conforto”. Ter aspectos desarmônicos indica que precisamos nos movimentar para cruzar dificuldades e ao chegarmos onde estamos querendo, a vitória se torna muito mais saborosa. 

 

 

Todos os aspectos harmônicos e desarmônicos, quando utilizados inteligentemente, ajudam aos propósitos da alma (também conhecido como dharma) no sentido da nossa evolução.

 

Seguindo este raciocínio, a tensão é tão valiosa quanto a harmonia e do mesmo modo a destruição é também tão valiosa quanto a construção, ou seja, cada situação contém um propósito maior.

 

 

Um ponto importante é que cada aspecto precisa ser avaliado de acordo com a natureza dos planetas e signos envolvidos

 

 

 

 

Ó R B I T A S  ou  O R B E S

 

 

    Devemos levar em conta que a maioria dos aspectos exatos é sempre mais forte e deve receber maior atenção na interpretação do mapa. Estudantes de astrologia de nível básico fariam bem em voltar sua atenção para o aspecto ou aspectos mais reduzidos de qualquer mapa sob consideração tão logo iniciem consultas ou avaliações de mapas de terceiros.

 

 

Há livros de astrologia que consideram órbitas de até 12° graus para planetas pessoais (com exceção dos luminares) na interpretação dos aspectos, algo que eu particularmente não recomendo que seja feito. .

 

 

No caso de aspectos dos luminares (Sol e Lua), podemos considerar adotar as seguintes orbes: Para o Sol são 15° graus (ambos os lados), e para a Lua 12° (ambos os lados).

 

 

É bom lembrar que a avaliação de qualquer aspecto específico do mapa natal também precisa levar em consideração, além da natureza intrínseca dos planetas envolvidos, o fato de cada um dos planetas estar em signo compatível, ou seja, num signo que sirva de veículo para a livre expressão de sua natureza essencial.

 

 

I N T E R P R E T A Ç Ã O

 

 

 

 

 

Segundo Stephen Arroyo*, existe uma lei para interpretação dos aspectos:

 

 

Os planetas nos signos representam os impulsos básicos de expressão e as necessidades básicas de satisfação, porém os aspectos revelam a verdadeira condição do fluxo de energia e, portanto, quanto esforço pessoal é necessário a fim de expressar um determinado impulso ou satisfazer uma determinada necessidade."

 

 

Em outras palavras, um determinado aspecto não nos diz se a pessoa vai viver ou conseguir algo específico. O que ele informa, de fato, é quanto esforço será necessário, num sentido relativo, para conseguir um determinado resultado. Esta é uma diretriz de interpretação que vale a pena estudar a fundo e reter. É absolutamente crucial entender essa lei para poder interpretar os aspectos com precisão e sutileza.

 

 

A seguir, apresento algumas diretrizes para a interpretação dos aspectos maiores:

 

 

 

CONJUNÇÃO (0º) 

 

Neste aspecto os princípios de ambos os planetas se mesclam para reagir ou modificar-se entre si. Por exemplo, uma conjunção de Sol e Marte acrescenta força vital e física. De Mercúrio com Vênus promove uma reação mental e emocional que atuam juntas. Na conjunção é importante saber se os planetas são ou não compatíveis em sua natureza essencial. A conjunção pode ser favorável ou desfavorável, dependendo da natureza dos planetas envolvidos sendo sempre dinâmica ao invés de passiva e geralmente possui relação com acontecimentos ou mudanças na vida da pessoa. Trata-se de um aspecto forte e pode ser um tanto dificultoso na vida de uma pessoa quando a natureza dos planetas envolvidos não é compatível. Qualquer conjunção num mapa individual deve ser considerada importante, visto que indica fusão e interação de duas energias vitais. As conjunções mais fortes de todas são as que envolvem algum dos planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) ou o ascendente. Essas conjunções sempre caracterizam modos de fluxo de energia e expressão pessoal particularmente fortes (de acordo com o planeta e o signo) e ênfase predominantes na vida da pessoa (de acordo com a casa). A palavra-chave da conjunção é AÇÃO e AUTOPROJEÇÃO.

 

 

 

SEXTIL (60º)

 

 

Trata-se de um aspecto forte, embora não tanto quanto o trígono. É de natureza benéfica e harmônica porque conecta signos compatíveis. O sextil parece ser um aspecto de abertura para o novo: novas pessoas, novas ideias, novas atitudes. Simboliza o potencial para estabelecer novos contatos, com pessoas ou com ideias, que podem acabar levando a um novo aprendizado. Representa abundância de oportunidades, ideias e projetos. O sextil mostra uma área da vida na qual a pessoa pode cultivar não apenas um novo nível de compreensão, mas também um maior grau de objetividade, capaz de gerar uma sensação de grande liberdade. Indica uma sintonia automática e natural, e às vezes uma habilidade específica. Representa também circunstâncias em que a pessoa deve exercer certa energia a fim de tirar vantagem da situação que se oferece.

 

 

 

QUADRATURA (90º)

 

 

Trata-se de um aspecto tenso, pois geralmente envolve signos que não são compatíveis. É um aspecto de conflito interno, mas também de ação e decisão. Pode ser uma fonte de energia com a qual o indivíduo pode vencer suas desgraças e infortúnios, bem como superar suas debilidades e insuficiências pessoais associadas a este fator. As energias planetárias unidas por quadratura são tremendamente dinâmicas e significadoras de mudanças. É um aspecto de resistência e fricção e quando dois planetas se aspectam por quadratura significa que suas energias resistem entre si e são de alguma maneira obrigadas a encontrar uma resolução. A quadratura geralmente envolve planetas em elementos desarmônicos, assim, a integração de energias tão contrastantes exige um esforço significativo. Qualquer quadratura reduzida envolvendo algum dos planetas pessoas representa um desafio maior de vida. Um aspecto de quadratura mostra onde a energia precisa ser liberada, usualmente através de algum tipo de definido de ação, para que possa ser montada uma nova estrutura. Muitos astrólogos escreveram que o aspecto de quadratura tem a natureza de Saturno: representa aquilo com que você precisa lidar. Outra faceta saturniana relacionada com a quadratura é o medo, pois muitas vezes receamos lidar com o que quer que esteja simbolizado pela quadratura em nosso mapa. Ter medo do desafio restringe a energia disponível para lidar eficazmente com o problema em questão, seja ele qual for. 

 

 

 

TRÍGONO (120º)

 

 

É um aspecto muito poderoso. Relaciona os signos que são harmônicos entre si por ser de mesma triplicidade. É um aspecto de criatividade e expansão, o mais afortunado de todos. As energias unidas por este aspecto não oferecem resistência e pode-se dizer que o trígono produz um estado de equilíbrio após um desequilíbrio, como pode ser observado nos trânsitos. Pessoas com muitos trígonos em seu mapa natal são mais difíceis de se transtornar, resistem mais às agitações e tensões e não por falta de sensibilidade. Ao mesmo tempo, muitos trígonos também pode significar uma pessoa com caráter débil, sobretudo quando tudo (o dinheiro particularmente) chega facilmente e não há necessidade de que seja realizado nenhum esforço pessoal para alcançar um objetivo. O aspecto de trígono representa um fluxo desenvolto de energia através de canais existentes de expressão. Não é preciso construir uma nova estrutura nem fazer ajustes de monta à própria vida para utilizar criativamente essa energia. Os planetas envolvidos no trígono revelam dimensões de vida e energias específicas que estão naturalmente integradas e que fluem juntas harmonicamente. Esse aspecto muitas vezes mostra uma forma de ser, e não uma forma de fazer, muitas vezes a pessoa não dá importância às capacidades e talentos mostrados pelo trígono e, assim, às vezes não se sente desafiada a fazer o esforço necessário para usar construtivamente a energia.

 

 

 

OPOSIÇÃO (180º)

 

 

O princípio de ambos os planetas se enfrentam entre si. Pode ser o índice de fortes tensões, separação, ou até de complementação. A tensão será mais evidente se as características de um planeta são empregadas em detrimento do outro. Este aspecto é considerado por alguns astrólogos como sendo uma "chave" para a resolução de problemas internos de natureza conflitiva. Toda oposição produz instabilidade e mudanças através dos conflitos. A oposição indica um grau de superestimulação do campo de energia da pessoa, o que muitas vezes se manifesta como a sensação de estar preso entre duas tendências completamente opostas. Em geral, ela é sentida mais diretamente como um desafio constante na área dos relacionamentos pessoais. É frequente verificar-se uma acentuada falta de objetividade, já que a pessoa tende a empenhar-se numa “projeção” de diferentes lados de sua natureza nos outros. Dessa forma, existe uma certa dificuldade em discernir o que lhe pertence e o que pertence aos outros. Ter uma oposição no mapa é como ser puxado por duas tendências contrastantes e às vezes contraditórias. Os signos opostos são semelhantes sob vários aspectos e na realidade se complementam, mas não há como negar que, sob muitos outros aspectos, eles também são totalmente opostos.

 

 

 

INTERPRETAÇÃO DOS ASPECTOS COM O ASCENDENTE E OS PLANETAS PESSOAIS 

 

  • Aspectos com o Sol

 

Os aspectos com o Sol causam forte impacto sobre a vitalidade física, a desenvoltura da autoexpressão, sobre o que incita a criatividade da pessoa, com o que se identifica, e com que grau de facilidade o ego se satisfaz. Qualquer planeta em conjunção com o Sol simboliza algo essencial a respeito da identidade da pessoa como um todo. Em geral, os planetas em relação harmônica com o Sol estimulam a sensação de bem-estar, enquanto os aspectos desafiadores com o Sol revelam um obstáculo - que a pessoa precisa superar ou ao qual precisa se adaptar - para atingir essa sensação de bem-estar.

 

  • Aspectos com a Lua

 

Os aspectos com a Lua, além de mostrarem até que ponto a pessoa tem uma autoimagem positiva e correta, confiança e segurança interiores, também indicam como ela é capaz de expressar e usar seus sentimentos mais profundos e sua imaginação criativa. Suas reações imediatas às experiências de vida são proveitosas e de apoio ou são inadequadas e confusas? O que estimula a tranquilidade emocional - ou interfere com ela - é revelado com nitidez pelos aspectos lunares.

 

 

Toda a maneira de como a pessoa reage e adapta-se às oscilações da vida é simbolizada pela Lua e seus aspectos. Talvez mais do que aconteça com qualquer outro planeta, os aspectos mais desafiadores com a Lua tendem realmente a gerar resultados problemáticos com relativa previsibilidade. Os aspectos harmônicos da Lua tendem a ser uma indicação confiável das manifestações lunares mais positivas, agradáveis e confortáveis.

 

 

Os aspectos desafiadores mostram que a pessoa precisará trabalhar, entretanto, para conquistar o tipo de objetividade que acompanha naturalmente os aspectos lunares harmônicos. A Lua, na verdade, é a chave da objetividade sobre si mesmo. Uma lua aspectada harmonicamente num signo onde está à vontade, é, por natureza, objetiva a seu próprio respeito e, por conseguinte, muitas vezes sua autoimagem é razoavelmente correta. Porém, quando a Lua tem aspectos tensionantes, a tendência é levar tudo para o lado pessoal, perdendo a imparcialidade sobre si mesma.

 

 

Em resumo: a Lua, em aspectos desafiadores com o Sol, com Mercúrio ou com Vênus mostra uma sensação de incapacidade de expressar o que a pessoa sente. Por outro lado, a Lua, em aspectos desafiadores com qualquer outro planeta, revela um senso de inadequação para lidar com as exigências da vida.

 

  • Aspectos com Mercúrio

 

Os aspectos com Mercúrio são um bom indicador, não tanto do grau de inteligência da pessoa (como alguns astrólogos e livros de astrologia gostariam que acreditássemos), mas sim da capacidade pessoal de expressão e comunicação. Afinal de contas, existem pessoas muito inteligentes e caladas que podem não ter um Mercúrio particularmente energizado. Os aspectos com Mercúrio mostram como a mente consciente se sintoniza e como a pessoa expressa e comunica o fluxo de pensamentos. Mercúrio também é importante como significador da capacidade de coordenar todas as funções mentais e físicas, estando ligado ao sistema nervoso em geral. É comum encontrarmos muitos atletas profissionais com aspectos fortes de Mercúrio (principalmente conjunções), entretanto não significa necessariamente que essas pessoas são intelectuais. Porém, sua coordenação corpo/mente é excepcional.

 

  • Aspectos com Vênus

 

Os aspectos com Vênus afetam primordialmente a capacidade de manter relacionamentos conscientes com os outros, no nível dos relacionamentos íntimos, pessoas a pessoa, e no nível das relações sociais mais gerais, como também a facilidade com que a pessoa se sente emocionalmente preenchida com essas experiências. Além disso, os aspectos de Vênus revelam muita coisa sobre o grau de felicidade em expressar o prazer e em satisfazer a necessidade de prazer. Todas as artes também são regidas por Vênus, bem como vários tipos de preferências e conduta pessoal. O grau de facilidade em dar ou receber afeto é mostrado claramente pelos aspectos de Vênus: os aspectos mais harmônicos indicam canais abertos para dar e receber, conforme indicado pelos planetas, signos e casas envolvidos.

 

 

Deve-se deixar claro que as quadraturas, oposições e vários outros aspectos desafiadores com Vênus não significam necessariamente que a pessoa não é amada ou que é incapaz de amar. Esta é uma interpretação equivocada desses intercâmbios. Os ângulos mais dinâmicos envolvendo Vênus em geral revelam, de fato, que a pessoa habitualmente bloqueia a expressão do amor e abstém-se de receber amor dos outros. O esforço para aclarar esses bloqueios e medos e melhorar o fluxo de energia naquela área pode contribuir substancialmente para aumentar o prazer e a felicidade.

 

  • Aspectos com Marte

  

Qualquer aspecto envolvendo Marte informa alguma coisa sobre poder, energia física e sexual, ação decisiva, capacidade de liderança, coragem pioneira de desbravar novas áreas de experiência e áreas da vida onde a pessoa pode mostrar sua iniciativa. É sempre difícil ser paciente nas áreas em que Marte está ativo. Contudo, neste mundo físico, em geral é preciso paciência para obter os melhores resultados dos atos impulsivos e iniciadores de Marte.

 

  • Aspectos com Júpiter

 

Qualquer aspecto envolvendo Júpiter merece ser examinado, pois Júpiter amplia tudo o que toca. Júpiter pode mostrar onde você tenta melhorar as coisas e desenvolvê-las plenamente, bem como expressar essas energias ai máximo, possivelmente num nível muito elevado. O expansionismo de Júpiter e seu otimismo difuso também podem, contudo, levar a pessoa a ultrapassar seus limites nas áreas indicadas por aspecto, signos e casas, caso ela não vigie regularmente suas ações procurando moderar-se. A generosidade, a atitude positiva e a abordagem aberta e filosófica muitas vezes mostradas por Júpiter podem, no melhor dos casos, conferir uma aura de nobreza e realização magistral às áreas de vida apoiadas pelas energias otimistas deste planeta.

 

 

Em geral, os aspectos de Júpiter envolvendo um dos cinco planetas pessoais ou o ascendente (ou o meio do céu) são os mais importantes para todas as pessoas. Entretanto, as interações de Júpiter com os outros planetas, podem ter grande importância se Júpiter for regente (ou corregente) do ascendente, do signo do Sol, do signo da Lua ou se estiver, de alguma outra forma, intimamente associado aos principais temas de um mapa. Por conseguinte, se um desses três fatores maiores for Sagitário (ou Peixes, cuja regência Júpiter divide com Netuno na astrologia moderna), todos os aspectos de Júpiter assumem maior proeminência.

 

  • Aspectos com Saturno

 

Qualquer aspecto com Saturno mostra onde as energias estão concentradas e onde se adota um enfoque particularmente sério. Os aspectos de Saturno revelam a facilidade com que a pessoa lida com seus limites: se usa o poder e a autoridade dentro de limites aceitáveis e através dos canais apropriados, ou se sente limitada demais para se expressar livremente. Se a pessoa se limitar demais sem necessidade, é possível que precise reorientar sua forma de autodisciplina.

 

 

Em geral, os aspectos de Saturno envolvendo um dos cinco planetas pessoais ou o ascendente ou o meio do céu são os mais importantes. Entretanto, as combinações de Saturno com os outros planetas podem ter grande importância se Saturno for regente ou corregente do ascendente, do signo do Sol, do signo da Lua ou se estiver, de alguma forma, intimamente ligado aos principais temas do mapa. Por conseguinte, se um desses três fatores maiores for Capricórnio (ou Aquário, cuja regência Saturno divide com Urano na astrologia moderna), todos os aspectos de Saturno assumem maior proeminência.

 

  • Aspectos com o ascendente

 

Os aspectos de qualquer planeta com o ascendente invariavelmente têm grande importância, já que eles matizam toda a abordagem e perspectiva de vida da pessoa. É muito importante, contudo, considerar a probabilidade de exatidão do horário de nascimento antes de emitir qualquer opinião sobre esses aspectos. Uma diferença de cerca de 4 minutos no horário de nascimento pode alterar em um grau o ascendente (e as cúspides de todas as casas). Consequentemente, se houver um erro de trinta minutos no horário de nascimento, um aspecto aparentemente reduzido com o ascendente pode, na realidade, ter um desvio de mais de 7° do ângulo exato.

 

 

Entretanto, como o impacto de um planeta em aspecto reduzido com o ascendente realmente faz com que as qualidades desse planeta fiquem completamente mescladas à expressão da energia do signo em elevação, esses aspectos com o ascendente podem ser usados como indicadores bastante confiáveis da exatidão do horário de nascimento. 

 

 

 

Até a próxima!

 

 

(*ARROYO, Stephen. Normas práticas para a interpretação do mapa astral. Editora Pensamento, 2011)

________

 

Se você quiser realizar uma leitura completa do seu Mapa Natal, entre em contato comigo através da aba CONTATOS do site, ou diretamente através do meu WhatsApp.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Olhar Astrológico: Angelina Jolie

February 6, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags