top of page

"As doenças que os planetas significam", por Nicholas Culpeper



Nicholas Culpeper foi um botânico herbalista, médico e astrólogo inglês. Os seus livros publicados, "The English Physitian" e "Complete Herbal", contém um amplo repositório dos conhecimentos farmacêuticos e sobre ervas medicinais da época.s. Foi o trabalho de Culpeper que popularizou o herbalismo astrológico. Era comum a compreensão de que as ervas e seus usos estariam intimamente entrelaçados com a perspectiva das estrelas e dos planetas.


Um senhor que usa ervas para tratar das doenças
Nicholas Culpeper, médico, astrólogo e herbalista

Essas crenças, no entanto, não eram tão incomuns para acadêmicos e médicos do século XVII. O fato é que Culpeper desafiou o princípio de que o conhecimento médico pertencia somente aos médicos, mas na verdade, esse conhecimento estava ao alcance de quem quisesse se tornar um especialista. Pouca gente sabe, mas foi o próprio Nicholas Culpeper que decidiu criar sua prática astrólogo-médica.



Culpeper morreu aos 39 anos, tendo escrito inúmeras obras influentes – seu Herbal estava entre os livros mais lidos entro os adeptos da medicina antroposófica. Talvez seu legado duradouro fosse desmistificar a medicina e colocar ajuda nas mãos das próprias pessoas.



A seguir, apresentaremos na íntegra o capitulo XI "As doenças que os planetas significam", de sua obra "Julgamento Astrológico das Doenças".


.

.

.

CAPÍTULO XI AS DOENÇAS QUE OS PLANETAS SIGNIFICAM


1. O Sol provoca borbulhas e verrugas no rosto, aflições do coração; azia, tremuras, desmaios, timpanites, irritações oculares e doenças da boca; cãibras, convulsões, todas as doenças do coração e do cérebro, e os seus ajudantes, viz. os nervos e artérias, mau hálito, catarros, febres pútridas; isto dizem os autores. E se alguém perguntar porque não menciono mais, digam-lhe que aqui já estão mais do que é verdadeiro. Passemos à questão.



Em primeiro lugar, os problemas nos tímpanos estão sob a Lua. Tenho verificado que o Sol provoca uma doença fogosa, mas nunca uma aquática.



2. As cãibras e as convulsões estão sob a Lua; como estão também todas as doenças que reincidem frequentemente, tais como as sezões: encontrarão o mesmo noutro aforismo mais adiante; e apesar do meu autor se contradizer, não me apraz imitá-lo nesse desporto.



3. A cabeça, o cérebro e os nervos estão sob o Sol, como voltarão a ouvir adiante.



4. Os catarros estão sob Mercúrio ou Júpiter, ou ambos; aceitem isto como uma máxima da verdade e digam que fui eu quem vos disse. Um planeta que reja uma parte do corpo, se estiver fraco no mapa natal, essa parte do corpo é naturalmente fraca; confesso que não sei para que foi feita a Arte a não ser para ajudar a natureza. Os olhos estão sob os luminares e quem os tiver fracos no mapa natal, terá

fraca visão. Os pulmões estão sob Júpiter; Mercúrio é o planeta oposto a Júpiter: pois então, se Júpiter estiver fraco, não será capaz de fortalecer os pulmões como deveria; se Mercúrio for o planeta que o aflige, enfraquece os pulmões por oposição, basta ter inteligência suficiente para deduzir por um penny como é que se cunha um shilling.



SENSIBUS HAEC (RES NON EST PARVA) REPONE.



Concedei a estas linhas um lugar entre os vossos sentidos,

E não sejais enganados por fingimentos especiosos.


Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

35 visualizações

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page