"As doenças que os planetas significam", por Nicholas Culpeper
Atualizado: 13 de jul.
Nicholas Culpeper foi um botânico herbalista, médico e astrólogo inglês. Os seus livros publicados, "The English Physitian" e "Complete Herbal", contém um amplo repositório dos conhecimentos farmacêuticos e sobre ervas medicinais da época.s. Foi o trabalho de Culpeper que popularizou o herbalismo astrológico. Era comum a compreensão de que as ervas e seus usos estariam intimamente entrelaçados com a perspectiva das estrelas e dos planetas.
Essas crenças, no entanto, não eram tão incomuns para acadêmicos e médicos do século XVII. O fato é que Culpeper desafiou o princípio de que o conhecimento médico pertencia somente aos médicos, mas na verdade, esse conhecimento estava ao alcance de quem quisesse se tornar um especialista. Pouca gente sabe, mas foi o próprio Nicholas Culpeper que decidiu criar sua prática astrólogo-médica.
Culpeper morreu aos 39 anos, tendo escrito inúmeras obras influentes – seu Herbal estava entre os livros mais lidos entro os adeptos da medicina antroposófica. Talvez seu legado duradouro fosse desmistificar a medicina e colocar ajuda nas mãos das próprias pessoas.
A seguir, apresentaremos na íntegra o capitulo XI "As doenças que os planetas significam", de sua obra "Julgamento Astrológico das Doenças".
.
.
.
CAPÍTULO XI AS DOENÇAS QUE OS PLANETAS SIGNIFICAM
1. O Sol provoca borbulhas e verrugas no rosto, aflições do coração; azia, tremuras, desmaios, timpanites, irritações oculares e doenças da boca; cãibras, convulsões, todas as doenças do coração e do cérebro, e os seus ajudantes, viz. os nervos e artérias, mau hálito, catarros, febres pútridas; isto dizem os autores. E se alguém perguntar porque não menciono mais, digam-lhe que aqui já estão mais do que é verdadeiro. Passemos à questão.
Em primeiro lugar, os problemas nos tímpanos estão sob a Lua. Tenho verificado que o Sol provoca uma doença fogosa, mas nunca uma aquática.
2. As cãibras e as convulsões estão sob a Lua; como estão também todas as doenças que reincidem frequentemente, tais como as sezões: encontrarão o mesmo noutro aforismo mais adiante; e apesar do meu autor se contradizer, não me apraz imitá-lo nesse desporto.
3. A cabeça, o cérebro e os nervos estão sob o Sol, como voltarão a ouvir adiante.