Astrologia Horária: Encontrando o Significador do Tempo, por Sahl Ibn Bishr
Sahl ibn Bishr, também conhecido como Rabban al-Tabari e Haya al-Yahudi ("o judeu"), era um cientista, serviu como astrólogo para o governador do Khuzistan, e depois para o vizir de Bagdá. Seu filho recebeu dele conhecimento em medicina, ciências naturais, caligrafia, filosofia e literatura. Ali ibn Rabban al-Tabari tornou-se famoso como médico e psicólogo. Ele escreveu uma das primeiras enciclopédias sobre medicina, Firdaus al-hikma (Paraíso da Sabedoria), e é o autor de mais 11 livros, a maioria dos quais são dedicados à medicina. O renomado médico e filósofo muçulmano Abu Bakr Muhammad ibn Zakariya ar-Razi (865-925), considerado uma das figuras mais importantes da história da medicina, foi seu aluno. Ali ibn Rabban serviu na corte dos califas abássidas al-Mutasim (833-842) e al-Mutawakkil (847-861). Ele era tão próximo dos califas que às vezes os chamava por nomes pessoais em suas obras.
As suas obras
Acredita-se que Sahl seja o primeiro que traduziu o Almagesto de Ptolomeu para o árabe.Sahl ibn Bishr escreveu na tradição astrológica grega. Os primeiros cinco livros de Sahl foram preservados na tradução de João de Sevilha (Johannes Hispanus) (c. 1090 – c. 1150). O sexto livro trata de três temas temáticos sobre as influências sobre o mundo e seus habitantes foi traduzido por Hermano da Caríntia. O trabalho contém adivinhações baseadas nos movimentos dos planetas e cometas.
Introdução à Ciência dos Julgamentos das Estrelas. Tradução de James Herschel Holden (Tempe, Az.: A.F.A., Inc., 2008).
Existem alguns livros de Sahl ibn Bishr em árabe, tais como:
Ahkam fi al-Nujum ("Leis da Astrologia")
Kitab al-ikhtiyarat 'ala al-buyut al-ithnai 'ashar ("Livro de eleições de acordo com as doze casas")
al-Masa'il al-Nujumiyah ("Os problemas astrológicos").
Astrologia Horária: Encontrando o Significador do Tempo. O texto a seguir é um recorte do LIVRO V (Livro dos Tempos) da obra Introdução à Ciência dos Julgamentos das Estrelas.
ENCONTRANDO O SIGNIFICADOR DO TEMPO
"Saibam que nunca deverão tomar o tempo a partir de um só planeta, mesmo que seja forte, a não ser que seja o significador dessa mesma coisa, ou a não ser que tenha alguma parte na significação da coisa, devido às luzes, que têm uma natural significação dos tempos que os outros não têm. Não aceitarão nenhum tempo do regente do ASC, ou do regente da coisa, ou do receptor da sua disposição, ou do planeta ao qual qualquer deles está ligado, se não se aspectarem entre si, quer pelas suas luzes, ou pelo receptor da disposição da Lua por aquele que for o mais forte e o mais dignificado na pergunta; e aquele que tiver maior predominância, estabeleçam-no como significador do tempo, e se ficarem confundidos com a sua igualdade, ou seja, se não forem capazes de eleger um significador porque há muitos que poderiam colocar na significação, ponham uma das Luzes por comparação com o significador - nomeadamente, o significador que aspectar o ASC - e esse será considerado com sendo o significador do tempo - aquele que é mais dignificado do que as Luzes. Mas se escolherem uma das Luzes, tomem aquela que aspecta o ASC.
E saibam que os tempos universais nas perguntas são feitos de cinco maneiras; das quais, A Primeira é que deverão olhar para os graus que estão entre o dispositor e o receptor por luz, ou por corpo; e darão um ano, ou um mês, ou um dia, ou uma hora para cada grau, de acordo com a quantidade da rapidez ou da lentidão do seu parceiro.
A 2ª maneira é que devem olhar para quando o informador chegará àquele a quem a informação chegará, por corpo ou por grau e minuto; nomeadamente, quando um planeta leve chega a um planeta pesado por corpo.
A 3ª maneira é que devem olhar para quantos graus de longitude existem entre aquele que se aplica e aquele ao qual se junta, e dar-lhes dias.
Comments