top of page

“Os Senhores dos ângulos nos ângulos”, por Alcabitius

Olá pessoal! Esse texto é um recorte do livro I da obra intitulada: "Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma´shar et al-Qabisi", traduzido do latim para o inglês e editado por Benjamin Dykes. O livro é uma tradução completa de duas obras clássicas introdutórias à astrologia tradicional. Perfeito para estudantes, tanto como um texto de referência, quanto para acompanhamento de cursos. O livro possui mais de 120 ilustrações e inúmeros comentários do tradutor. Recomendo demais essa leitura.

Introdução à astrologia tradicional

A tradução do inglês para o português foi feita por mim, e neste caso não estão contidas as notas de rodapé, fruto das considerações do próprio editor.


		Segundo Debora Houlding, Alcabitius (ou Alchabitius) é o nome latinizado do astrólogo muçulmano al-Qabisi (em homenagem à sua cidade natal, a aldeia Qabisa no Iraque). A data de nascimento de Alcabitius é desconhecida, mas ele floresceu em meados do século 10 em Aleppo, na Síria). e é amplamente relatado que morreu em 967. Os detalhes de sua morte não estão documentados, portanto, esta data pode simplesmente ter marcado sua aposentadoria, sendo 967 o último ano em que ele dedicou uma obra ao governante de Aleppo, Sayf al-Dawla, cujo reinado terminou naquele ano. Segundo historiadores, os trabalhos dedicados a Ceif al-Dawla começaram em 945 d.C., por isso Al Qabisi é conhecido por ter estado acivo com um elevado nível de proeminência durante pelo menos os 22 anos completos do reinado de Ceife al-Dawla.

"A maioria dos astrólogos está familiarizada com o nome de Alcabitius devido ao sistema de casas que lhe é atribuído. Al Qabisi não inventou esse sistema de cálculo de casas, mas empregou-o pessoalmente e explicou-o com detalhes suficientes para que as referências a ele, no final da Idade Média, geralmente lhe fossem atribuídas. Na sua época, já era considerado um astrólogo antigo, tendo sido amplamente atribuído a Ptolomeu porque seu cálculo foi facilitado pelas tabelas de diferenças ascensionais no Almagesto de Ptolomeu e por astrolábios dependentes de informações apresentadas no Planisphaerium de Ptolomeu." (Debora Houlding)



Segue o texto "Os Senhores dos ângulos no ângulos", por Alcabitius:


Os Senhores dos ângulos nos ângulos



"Estes são os significados dos Senhores dos ângulos quando estão presentes nos ângulos. A presença do Senhor do Ascendente no Ascendente significa sua fortuna e aquisição através de si mesmo e através de sua família. E através de sua presença no décimo signo [MC], significa fortuna através do Rei e através de domínios superiores. E se estiver no sétimo lugar, através de associações, contendas e esposas. Além disso, pela sua presença na quarta, significa fortuna através de bens imobiliários e através das causas dos pais e através da extração de águas, e através do povoamento [terras] e da construção de cidades e de coisas antigas e profundamente enraizadas.

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page