top of page

Sobre o Casamento e os Filhos, por Dorotheus de Sídon em "Carmen Astrologicum" - Livro II Capítulos: 1,2,3 e 4


Casamento Astrologia


No segundo livro de Dorotheus de Sídon, um dos principais astrólogos helenísticos do séc. I d.C, o autor apresenta os julgamentos respeitantes às natividades deduzido pelas estrelas:


SOBRE O CASAMENTO E OS FILHOS


Em nome de Deus, o misericordioso e o compassivo, a Quem recorro.


CAPÍTULO 1


O casamento


Este é o segundo livro de Dorotheus, escrito por ele sobre o casamento, e os filhos, e o julgamento dos planetas. O início do seu princípio é a partir do casamento. Disse ele:


Verifica onde se encontra Vênus, e qual é o primeiro, o segundo e o terceiro regente da sua triplicidade, pois se estiverem com Vênus, ou num ângulo, ou em trígono a Vênus, então esta é uma boa indicação, porque Vênus tem muita importância na questão do casamento. Se encontrares os regentes da triplicidade de Vênus com ela, ou nos ângulos, ou no que se segue aos ângulos, regozijando-se nas suas luzes e diretos no seu movimento, tudo isto é uma boa indicação na questão do casamento, de modo que o pai da criança sente-se feliz. Mas, se encontrares os regentes da triplicidade de Vênus num mau lugar, ou cadentes, ou corrompidos, ou se estiverem sob os raios do Sol, ou perto do Ocidente, então prediz de modo diferente deste acerca do mau estado do casamento, porque aqueles que nascerem serão aqueles que nunca casarão, ou cujos casamentos serão com escravas, ou com prostitutas, ou com velhas ou jovens que foram desonradas, ou é um proxeneta; já vimos alguém com uma natividade como esta que alugava a sua mulher e que se desonrou devido a isso. Se encontrares os regentes da triplicidade de Vênus num mau lugar, mas estando Vênus com um planeta benéfico e ambos numa casa benéfica, então casará com uma mulher agradável. Mas, quando os regentes da triplicidade de Vênus intervêm entre Vênus e o benéfico, indicam desastre e desgraça devido a mulheres, e angústia e desgosto causado por elas.


Estando Vênus com Júpiter, enquanto Vênus se encontra num bom lugar, indica o seu casamento com uma mulher agradável. Se encontrares Vênus cadente e Marte e Júpiter a aspectarem-na durante o dia, enquanto os regentes da triplicidade se encontram no meio-do-céu, indicam então que a mulher será uma prostituta, bem conhecida pela boca da maioria dos homens, porque Júpiter indica fama na cidade, mas este nativo alcançará a desgraça devido à malevolência da sua Vênus. Se encontrares Vênus num mau lugar e Júpiter e Marte a aspectarem, enquanto os regentes da sua triplicidade se encontram no meio-do-céu, então o aspecto de Marte indica que ela anseia pelo casamento. Se um maléfico estiver com Vênus, ou a subjugar, ou estiver em sua oposição, então indica a má qualidade do casamento devido a homens e a mulheres, de forma que a sua vida decorrerá afundada no desgosto e no infortúnio devido às mulheres, especialmente se o maléfico for a Lua.


Se encontrares Mercúrio na casa de Vênus e Saturno o aspectar, indica o casamento desse nativo com escravas ou semelhantes, e servas, e forasteiras, o mesmo acontecendo nas natividades das mulheres. (...)

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page