A Lua em conjunção com a Parte da Fortuna, por Firmicus Maternus
Atualizado: 13 de jul. de 2024
Texto da obra Mathesis, de Firmicus Maternus, recortado do Liber Tertius - XIV.

"Se a Lua se encontrar com a parte da Fortuna e dirigindo-se para Júpiter, ou junto a ele, isto indica liderança, governo, fama e boa fortuna. Se Vênus estiver com a parte da Fortuna, ou a Lua se dirigir para Vênus, os nativos terão graça e charme.
Mas se a Lua crescente com a parte da Fortuna se dirigir para Mercúrio, ou estiver com ele, torna os nativos afortunados, poderosos, muito inteligentes. Através da sua boa fortuna e inteligência alcançarão honras e posição, fama e amplas posses. Mas se a Lua minguante se dirigir para Mercúrio na parte da Fortuna, ou estiver com ele, são indicadas doença, aflições e má fortuna.
Se a Lua estiver com a parte da Fortuna, num mapa diurno, e se dirigir para Marte, ou estiver com ele, os nativos são sofredores e desgraçados, retirando o seu sustento do fogo, ferro ou algum material duro. Se isto suceder num mapa noturno, a indicação é de poder militar e liderança na guerra. Também indica atletas, de acordo com a natureza dos signos. Comandarão os outros devido à sua coragem.
Se a Lua crescente com a parte a Fortuna se dirigir para Saturno, ou estiver com ele, isto diminui a herança paterna e materna. A mãe é ou viúva, ou afligida pela doença, ou destinada a uma morte nefasta. Os próprios nativos são desgraçados e trabalham duramente na juventude, mas são afortunados numa idade posterior.