top of page

"O Ascendente por Termos e os Planetas Conjuntos", por Firmicus Maternus

Atualizado: 13 de jul.


O ascendente por termos; regente do ascendente

*** Texto de autoria de Julius Firmicus Maternus, astrólogo do século IV d.C. publicado em sua obra Matheseos, Libri VIII (oito livros da Mathesis, ou Teoria da Astrologia), um dos trabalhos mais abrangentes sobre a astrologia do mundo clássico. A seguir, a tradução do segundo capítulo do Liber Quintus, "O ASCENDENTE POR TERMOS E PLANETAS CONJUNTOS":


1. Já descrevemos, em geral, o que os ângulos indicam. Agora, explicaremos em maior detalhe o efeito do ascendente, localizado nos termos dos planetas. Devem notar atentamente o que dissemos e memorizar. Senão, não serão capazes de interpretar os destinos dos homens.


2. Se o ascendente se encontrar nos termos de Saturno, isto tornará os nativos sempre inertes e lentos, com pensamentos ocultos em profundo silêncio; são perversos e malévolos, estranhos a qualquer graça e charme; os seus planos levam tempo a ter efeito; a sua hostilidade é voltada contra todos e a sua ira é de longa duração. Se o próprio Saturno estiver exatamente sobre o ascendente, negará irmãos ou destruirá todos os irmãos e irmãs, de forma que o nativo nunca terá sobrinhas ou sobrinhos.


3. Se Júpiter se encontrar nos termos de Saturno, junto ao ascendente, tornará os nativos severos, avarentos e sujos; toda a sua vida evitarão a felicidade, procurarão ocupações e atitudes servis e entregarão todas as suas posses a outro, por direito de doação. Se Marte se encontrar nestes graus, tornará os nativos cruéis e criminosos, possuídos pela maldade. Alugam os seus serviços para praticar vários atos perversos. Mas a sua maldade nunca poderá ser tolerada e os seus maus atos serão revelados pela sua precipitação.


4. O Sol, naqueles termos (Saturno), torna os nativos imoderados de caráter, mas preparados para as perversões mais venenosas, deixando sempre os seus projetos por terminar. Vênus, nestes graus, envolve-os em casos amorosos sórdidos e fá-los sempre desejar apaixonadamente coisas estranhas. Mercúrio, nestes termos, torna-os sórdidos em todas as experiências, envolvidos muitas vezes em crises desgraçadas devido a crimes e frequentemente encarcerados. A Lua cheia e crescente, nestes graus, torna os nativos vazios de mente e de corpo. Mas, se estiver minguante, conspurca todo o corpo humano com humores malignos, ou provoca hidropisia, ou torna os nativos deformados, pálidos ou dementes.

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page