top of page
Foto do escritor

Planetas nas Casas - o Sol

Atualizado: 13 de jul.


Como é de costume, quero deixar claro ao leitor que características de planetas nas casas nem sempre vão fazer sentido. É que cada mapa astral é um mundo e suas características/aspectos/qualidades são matizadas pelo delineamento da carta, o que pode acabar confundindo os efeitos do planeta em questão.



O que eu quero dizer é que não é possível decifrar uma carta natal somente lendo aspectos isoladamente! O correto é abordar o mapa como um todo, observando as dignidades e debilidades essenciais, quais são os assuntos regidos pelo Sol no mapa em questão, os aspectos entre planetas e ângulos do mapa, as regências, termos, triplicidades, enfim.


É fundamental para qualquer estudante de Astrologia consultar-se pelo menos uma vez na vida com um Astrólogo profissional.



Mas por qual motivo?



Dependendo da abordagem do profissional escolhido (me refiro à didática mesmo), tal experiência poderá abrir portas para um mundo de novas percepções e compreensões tanto no que diz respeito ao estudo astrológico, quanto ao estudo de si pelo mapa.



Seja este um serviço de mapa astral, de revolução solar ou uma consulta sobre as possibilidades vocacionais, dependendo do nível de interesse da pessoa pela Astrologia, muita coisa pode ser absorvida neste contato direto com o astrólogo. Falando por mim, faço questão de abordar os pontos principais solicitados pelo consulente de maneira professoral dada a minha formação no campo da educação. Me sinto bem explicando as coisas, essa é a vedade.



A esmagadora maioria das pessoas que eu atendo, ao serem perguntadas pelo motivo que as motivou realizar uma consulta comigo, respondem: "... quero saber mais sobre mim.... ah, é por curiosidade mesmo... estive pesquisando na internet e deu pra ver algumas coisas mas nem tudo fazia muito sentido, sem falar que li coisas assustadoras... quero saber se o meu mapa é 'bom'..." etc...



Repetindo, para se compreender a influência dos planetas nas casas e "amarrá-los" num contexto geral do mapa é preciso realizar o delineamento da carta, perceber quais planetas regem quais assuntos e ver sua relação com o todo.



Estudar Astrologia em sites isolados na internet pode ser entendido como uma pessoa que busca por bulas de remédio (conteúdo astrológico) espalhadas no interior de uma farmácia (web), onde cada remédio - e suas inúmeras indicações de uso - acaba sendo adquirido sem muito critério de escolha e, muitas das vezes, a pessoa pouco ou nada entende da alquimia envolvida...



Evidente que escolher realizar uma consulta com um especialista (astrólogo) pode ser fundamental para uma melhor interpretação do estado de saúde (trânsitos planetários) da pessoa no sentido de auxiliá-la a cruzar determinada situação.



Localizando o Sol no mapa



Se você ainda não sabe onde está localizado o Sol no seu mapa, vou te dar algumas dicas iniciais. Primeiro você vai precisar de um site que levante o seu mapa. Existem vários deles disponíveis na internet e o mais indicado que eu conheço é o ASTRO.com.



Após criar uma conta, inserir seus dados como o nome, dia, mês, ano, local e horário exato de nascimento, abra o mapa e identifique este símbolo sagrado:


Glifo do sol

"O espírito eterno circunda a centelha divina que reside em cada um, dando vida e simbolizando o EU e o ego"

A representação gráfica deste símbolo é um círculo com um ponto no meio. O círculo é o símbolo universal do infinito, aquilo que não tem princípio nem fim. É a União, a plenitude e a perfeição suprema.



O ponto simboliza o princípio da criação, a origem, a Divindade.



O círculo e o ponto juntos simbolizam o início do Universo, a perfeição espiritual, a união dos elementos, a energia e a plenitude do ser completo.




O Arquétipo Solar



Signo de leão

O Sol e seu princípio vital


O Sol é o poder de integração de si mesmo, a totalidade do ser e o princípio de individualização. É a vitalidade, a expressão máxima e íntima do EU.



O Sol está em dignidade no signo de Leão e em detrimento no signo de Aquário. Exaltado no signo de Áries e em queda no signo de Libra. Algumas palavras-chaves sobre este arquétipo são força vital; consciência; poder; princípio criativo; vitalidade; potencial; individualidade; eu; identidade; autoexpressão; autointegração; reconhecimento; o pai.



Ele é o centro do Sistema Solar e como tal, simboliza aquilo que é mais importante para nós, ou seja, a nossa identidade intrínseca. É o significador principal do dharma do indivíduo, aquilo que ele se propôs fazer quando escolheu seguir nesta senda evolutiva chamada vida.



Do ponto de vista psicológico, representa a nossa experiência do pai e sua influência (ou falta de influência) na formação do nosso caráter e na capacidade de nos expressarmos como indivíduos.



O signo onde está o Sol mostra a direção em que nos esforçamos por nos realizar. Já a casa em que está o Sol vai indicar a área específica na vida onde manifestamos a nossa identidade.



É muito forte a nossa identificação com as questões práticas representadas pela casa em que o Astro Rei encontra-se. A autorrealização vem através das matérias ligadas a esta área de casa onde o Sol está.



Segue o significado do Sol nas casas:



Sol na casa 1

Sol na casa 1:


Fortalece a vitalidade e em geral favorece a prosperidade na vida da pessoa. O nativo é firme, generoso e honrado. Possui coragem e entusiasmo, dignidade e nobreza de espírito, caso o Sol não esteja aflito. O desejo de exercer o poder ou a autoridade é importante. Em geral, possui um personalidade muito acentuada e manifesta horror por tudo o que seja vulgar. São pessoas individualistas, com forte ambição para triunfar na vida. Há um desejo para se destacar e isso faz com que o nativo trabalhe muito para obter uma estima e uma distinção pessoal no meio em que vive. Por estar nos domínios de Marte, a personalidade é geralmente forte.




Sol na casa 2:


Aqui o desejo de poder tem relação com os recursos financeiro e com o êxito material. Quase sempre o nativo alcança aquilo que necessita por sua persistência ao querer aquilo que se propõe na vida. Estando bem aspectado, pressagia uma situação financeira "brilhante". Nativos com Sol na segunda casa devem aprender a usar o dinheiro construtivamente e não apenas na busca pela mera satisfação pessoal uma vez que, por serem em geral bastante generosos, possuem uma grande facilidade para gastar dinheiro com a mesma facilidade que ganham (sobretudo se estiver mal aspectado por Júpiter, Marte ou Urano). A posição por signo deste luminar pode ser uma chave para o entendimento de como a pessoa adquire e utiliza seus ganhos financeiros.

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

23.509 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page