Planetas nas Casas - Mercúrio


Continuando a série “Planetas nas Casas” chegamos no momento de falar sobre Mercúrio. Vou escrever alguma coisa sobre as características desse planeta e ao final deste artigo, apresento a influência genérica deste planeta nas Casas astrológicas.




Antes de continuar é razoável entender que cada planeta em cada casa específica possui um significado, mas sua leitura jamais ocorrerá ipsis literis, como quem simplesmente segue uma "receita de bolo" através de um site da internet.


A tendência da maioria das pessoas é pesquisar no google algo do tipo "mercúrio na casa 5 leão” e esperar ler todas as informações sobre o planeta como se tudo aquilo fosse uma verdade absoluta... mas não é bem assim!


O que eu quero dizer é que não é possível decifrar uma carta natal somente lendo aspectos isoladamente! O correto é abordar o mapa como um todo, observando as dignidades e debilidades essenciais, quais os assuntos regidos por Mercúrio, os aspectos entre planetas e ângulos do mapa, as regências, termos, triplicidades, enfim.




Seguimos. Mitologicamente falando, Mercúrio foi personificado pelos Gregos como Hermes, o mensageiro dos deuses. É considerado como o deus da eloquência, da astúcia, do comércio dos mentirosos e dos ladrões.


Tem ligação com a memória e com o raciocínio. Bem aspectado e em signo compatível com sua natureza, Mercúrio absorve uma grande quantidade de informações, sintetiza-as e depois, formando como que uma rede de conexões, dá um grande salto intuitivo.




Localizando Mercúrio no mapa




Se você ainda não sabe onde está localizado Mercúrio no seu mapa, vou te dar algumas dicas iniciais. Primeiro você vai precisar de um site que levante o seu mapa. Existem vários deles disponíveis na internet e o mais indicado que eu conheço é o ASTRO. Após criar uma conta, inserir seus dados como o nome, dia, mês, ano, local e horário exato de nascimento, abra o mapa e identifique este símbolo sagrado:





“A cruz da matéria física sob o círculo do espírito, encimado pelo crescente da alma. É o triunfo da mente sobre a matéria: a inteligência ativa que canaliza os impulsos vindos de cima ou de baixo.”




A representação gráfica desse símbolo é um círculo no centro, um semicírculo em cima e uma cruz em baixo. O semicírculo representa a mente humana, que está por cima do círculo, o espírito divino e da cruz, que representa a matéria.




O Arquétipo de Mercúrio


Mercúrio e seu princípio vital


Trata-se de um planeta que tem ligação com o sistema nervoso e representa a comunicação através da coordenação mental, ou seja, da palavra escrita, falada e da transmissão de ideias.


O dia da semana referente a este planeta é a Terça-feira, o metal que o representa é o próprio Mercúrio, o mineral é o Fósforo, a nota musical é o E (Mi) e sua relação com plantas está para as flores leves, etéreas, abundantes e agradáveis aos olhos.


O planeta mercúrio está domiciliado nos signos de Gêmeos e Virgem e em detrimento nos signos de Sagitário e Peixes. Ele se exalta no seu próprio domicílio noturno, Virgem, e encontra-se em queda no signo de Peixes.


Algumas palavras-chaves sobre este arquétipo são: comunicação; viagem; aprendizado; conhecimento; mente; pensamento; razão; lógica; eloquência; astúcia; intelecto; escrita; fofoca; memória; discurso; irmão; vizinhos; fraude e coordenação.


Mercúrio representa os nossos pensamentos e a atividade constante que se desenvolve em nossas telas mentais. Tem conexão com os contatos com irmãos, amigos e inclusive as pessoas que frequentaram a escola conosco.


De natureza ambígua, Mercúrio pode ser seco mas também úmido por estar perto da esfera da Lua. O signo em que está Mercúrio mostra a forma como nos comunicamos e as áreas psicológicas nas quais se localizam nossos talentos mentais. Mercúrio é o mais rápido de todos os planetas e chega a se encostar ao Sol, quer ficando no mesmo Signo solar, quer em um dos Signos de cada lado do Sol.


A casa em que está Mercúrio mostra a área particular na qual os nossos talentos mentais são postos em uso prático. É essa a área na qual concretizamos nossa necessidade de fazer contato e de aumentarmos nossos conhecimentos.



Segue o significado de Mercúrio nas casas:




Mercúrio na Casa 1:

Neste posicionamento, em casa "marciana", promove vitalidade intelectual, adaptabilidade de ideias e vivacidade. São pessoas de personalidade inquieta que tratam de averiguar as coisas com bastante atenção. Estão sempre alerta para conseguir informações novas e úteis para si. Deste modo, torna-se demasiadamente centrada em si mesmo porque neste caso o "mais importante" é o que a ele pensa, não o que pensam os demais. Estando mal aspectado confere muita tensão nervosa e excitação. Geralmente são pessoas muito conservadoras, que gostam de escrever bastante e com tendência a polemizar os assuntos. O grau de inteligência assim como o tipo de expressão mental serão representadas especialmente pelos planetas com os quais Mercúrio lança olhares (aspecta).



Mercúrio na Casa 2:

Na casa dos sentidos Mercúrio brinda seus benefícios através da escrita, da expressão oral, do trabalho pessoal e da arte de vender. Seus valores se tornam mais intelectuais do que materiais. Em geral são pessoas hábeis para administrar dinheiro com predisposição ao comércio que requeira engeniosidade e versatilidade. Tendência para trabalhar com parentes ou possuir e/ou desenvolver negócios com eles. O pensamento do nativo com Mercúrio na Casa 2 muitas vezes está absorvido em questões propriamente financeiras. Se estiver aflito nesta casa, ou seja, mal aspectado, o nativo deve ser precavido no que diz respeito aos cuidados com fraudes e roubos, podendo inclusive ser o protagonista no que diz respeito a tais atitudes pouco honradas. Desonestidade.



Mercúrio na Casa 3:


Na sua casa natural (Gêmeos), concede boa mentalidade sobretudo se estiver bem aspectado. São pessoas inteligentes e criativas especialmente no que diz respeito ao uso da palavra. Capacidade para ensinar e para realizar trabalhos que exijam bastante detalhes. O espírito de observação, o amor pela leitura, a facilidade com os estudos e muita curiosidade sobre todo tipo de assunto são características desse Mercúrio. Possuidoras de uma mentalidade prático-analítica, tratam de obter conclusões concretas e diretas. Concede muitas viagens curtas para o nativo. A experiência na vida deve passar mais pela razão do que pela própria emoção. Questões referentes a irmãos serão sempre de grande importância dada a forte ligação com eles. Estando aflito a pessoa aprende muitas coisas porém de maneira superficial. Tendência a melancolia e ao pessimismo sendo sujeito a inteligência se manter travada por motivos de preocupação. Pode haver desgostos com assuntos ligados a irmãos e alguma debilidade no sistema nervoso pode produzir problemas intestinais, como a famosa síndrome do intestino irritado.



Mercúrio na Casa 4:

É a morada intelectual. Incita aos estudos em sua própria casa ou a fixar sua residência em um meio ambiente de grande movimento intelectual onde a comunicação será constante e ativa. Esse posicionamento de Mercúrio também pode indicar várias mudanças de residência durante a vida do nativo. É também sinônimo de ansiedade em relação às questões domésticas no lar. Pode possuir um pai bem instruído com tendência a herdar uma herança intelectual. A base psicológica do indivíduo é construída através do conhecimento que ele vai acumulando na vida diária. Com Mercúrio nesta casa a pessoa pode desenvolver trabalhos, sobretudo intelectuais, dentro de sua própria residência. Tendência a colecionar livros e para realizar melhorias contínuas no seu lar. Estando mal aspectado pode indicar uma pessoa muito nervosa que se irrita com facilidade podendo falar demais sem medir suas consequências. A pessoa precisa aprender a não se preocupar com coisas sem importância e pode se desentender cotidianamente com membros da família.



Mercúrio na Casa 5:

Capacidade para expressar suas próprias ideias com brilhantismo. Busca constantemente se destacar pelo intelecto. Uma pessoa inteligente e bastante hábil para se comunicar e repassar seus conhecimentos, podendo ser um ótimo professor para jovens e crianças auxiliando-os em seu desenvolvimento mental. A mente pode estar centrada em assuntos amorosos e durante a primeira metade da vida o amor pode aparecer como fruto de mudanças interiores no campo das ideias. Mais tarde na vida se foca nos "filhos" que ela pode criar, sejam estes filhos propriamente ditos ou obras mentais ou até emocionais. O fato é que tradicionalmente Mercúrio na Casa 5 é pouco favorável para filhos (pessoas). Em signos estéreis (Aries, Gêmeos e Leão) não promete descendência e nos signos fecundos (Câncer, Escorpião e Peixes), pode significar filhos enfermos ou de pouco desenvolvimento mental. Outros aspectos no mapa precisam ser observados para essa constatação. Estando aflito, pode indicar uma pessoa muito orgulhosa intelectualmente, inconstância no amor, desgostos por afetos ou prazeres desmedidos.



Mercúrio na Casa 6:


Há uma grande afinidade de Mercúrio com esta casa, origem de Virgem, a casa da rotina, do serviço e da saúde. Há uma capacidade analítica no que diz respeito às ocupações ou profissões que requeiram rotina detalhista e mão de obra especializada. É considera uma boa posição para técnicas médicas ou industriais onde sejam requeridas um serviço especializado. Habilidade no manejo de computadores e maquinários eletrônicos complicados. Porém, o excesso de observação em detalhes pode ser prejudicial do ponto de vista nervoso. A saúde pode se complicar por motivo de maus hábitos mentais. As obsessivas preocupações sobre o corpo físico necessitam ser encaradas e administradas mediante o serviço aos demais, sobretudo os menos favorecidos. Para isso é bom recordar que gente ocupada não tem tempo para pensar somente em si mesmo, e isso por si só é uma atitude inteligente. Mal aspectado, indica excesso de impaciência e um constante desejo de mudar de trabalho, sobretudo quando Mercúrio se encontra em signo cardinal ou mutável. As enfermidades são de ordem nervosas, pulmonares ou intestinais.


Mercúrio na Casa 7:

Indica uma ênfase mais mental que emocional no casamento. Existe uma predisposição para se casar com alguém mais jovem e o cônjuge costuma ser uma pessoa inteligente e vivaz. Esse posicionamento de Mercúrio pode indicar casamento entre primos podendo tal fato ocorrer precocemente. Na casa dos "outros", das relações sociais e dos inimigos declarados, Mercúrio se encontra bem posicionado porque pode manifestar sua natureza comunicativa. Tendência a formar sociedades inteligentemente. Indica relação com sócios espirituosos, vivazes, porém, aqueles do tipo "mutante", ou seja, não necessariamente estáveis. Mercúrio aflito nesta casa indica que as pelejas e discussões no que diz respeito a todos os tipos de associações serão frequentes. Pode haver infidelidade devido à inconstância e qualquer tipo de questão judicial é melhor resolvido fora da justiça.



Mercúrio na Casa 8:

O nativo possui uma grande agudeza psicológica. Ótimo posicionamento de Mercúrio para psicólogos, uma vez que estes analisam os problemas ocultos das pessoas e que ainda por cima, consegue extrair suas repressões do inconsciente. Na casa dos terapeutas, do ocultismo e das pessoas que conseguem enxergar as coisas "por de trás dos panos", a pessoa tem facilidade para a investigação. É a energia do detetive que consegue, talvez por curiosidade, alcançar a profundeza das coisas. Indica interesse pelo dinheiro do cônjuge ou do sócio. Bem aspectado indica fortuna através do cônjuge e possibilidade de herança. Se Mercúrio estiver aflito pode haver preocupação e desgostos por testamentos, documentos e/ou contratos que deveriam ser bem examinados antes de serem assinados. Pode indicar morte de irmãos, mas é preciso examinar outros detalhes do mapa. Na saúde os problemas podem advir por meio de problemas no sistema respiratório. Estando mal aspectado por planetas maléficos como Saturno e/ou Marte indica perigo de morte durante viagens longe de sua casa.



Mercúrio na Casa 9:

Interesse por educação superior e filosofia, embora necessite trabalhar a capacidade de concentração para aprofundar a mente. Gosto por ciência, literatura e todo tipo de estudo superior por onde seja possível desenvolver-se intelectualmente. Tendência a realizar viagens longas para adquirir o conhecimento desejado. Facilidade para aprender vários idiomas e sua mente, que é ampla e flexível, pode mudar várias vezes de opinião. Esta casa representa mais o futuro que o passado ou mesmo o presente, por isso está relacionada com sonhos, visões, intuições e profecias, tanto ligadas com o plano espiritual (uma vez que esta também é conhecida como a "casa de Deus"), como também ao plano material. Estando aflita, será bom viver longe dos cunhados para evitar dificuldades no casamento. As viagens podem não render o êxito esperado. Instabilidade geral na vida por conta de contínuas mudanças de propósitos.



Mercúrio na Casa 10:

Predispõe a uma profissão ou ocupação relacionada com escrita ou com comunicação em geral. Nesta casa indica uma grande capacidade para a oratória e para a escrita, sendo uma pessoa com grande capacidade de comunicar suas ideias de maneira clara e objetiva. A mente é ativa, desperta, prática e firme devido à relação desta casa com Capricórnio. Pode haver mais de um trabalho ou mudanças constantes em sua rotina para manter-se renovado mentalmente. Há uma tendência para possuir empregos subordinados. Mercúrio é o meio pelo qual a consciência atua, daí que é muito importante observar os contatos harmônicos ou desarmônicos deste com outros planetas. Estando aflito, haverão bastante mudanças no trabalho. A ambição é mais forte que seus princípios havendo pouca ou quase nenhuma capacidade para alcançar o êxito desejado. É preciso observar o estado cósmico deste planeta no mapa para confirmar tais observações.

Mercúrio na Casa 11:

Predisposição para se envolver com pessoas inteligentes ou que tenham capacidade para estimulá-lo mentalmente e com as quais consiga conversar sobre qualquer tema. Os amigos normalmente possuem interesses mais intelectuais do que emocionais e estes, em geral, são mais jovens. Pessoas que amam a verdade e a imparcialidade. Há uma atração por pertencer a diferentes grupos ou associações onde possa debater ideias e apesar de não compartilha-las, sabe compreender opiniões opostas às suas. Os fins e objetivos comunitários são conquistados através do uso do poder mental. Estando aflito, as fofocas, calúnias e escândalos podem ocorrer por motivo de má escolhas nas amizades. As ideias do nativo podem ser excêntricas ou impraticáveis. Pode usar seus amigos para obter vantagens pessoais, ou pelo contrário, ser enganado por eles.



Mercúrio na Casa 12:

Uma mentalidade sutil, reservada, que atua com sagacidade. Essa pessoa normalmente sabe muito mais da vida íntima de seus amigos do que eles possam imaginar. É mais de atuar intuitivamente que por razão lógica ou ordenada, compreendendo muito mais do que pode expressar. É uma pessoa bastante desconfiada, porém esconde zelosamente esta característica. Os parentes geralmente não se dão bem com nativo ou não é bem compreendido por eles. É possível que a capacidade de comunicação se torne restrita ou impossibilitada, salvo a pessoa consiga se expressar de outras maneiras. Mercúrio aflito nesta casa indica quase sempre alguma forma de limitação que retardará algumas questões espirituais do nativo. A pessoa pode nascer surda o desenvolver esta debilidade em resultado de uma séria aflição de Mercúrio por Saturno. De um ponto de vista moral, pode desencadear ações desonestas, roubo, perda da liberdade. Pode haver problemas educacionais na infância ou na adolescência relacionados à escuta, e isto pode produzir dificuldades na expressão escrita, falada, ou outros tipos de bloqueios mentais. A pessoa pode ser tímida ou titubear quando precisa dizer realmente o que pensa.




Se você quiser uma abordagem mais aprofundada sobre os aspectos de Mercúrio no seu mapa, marque uma consulta comigo. Será um prazer atendê-la(o)! Maiores informações podem ser obtidas através da aba SERVIÇOS, ou caso você tenha alguma dúvida sobre o procedimento de consulta, contate-nos através da aba CONTATOS.


Grato pela sua visita!


________



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
© Copyright 2020 - Dharma Astrologia