Continuando a série “Planetas nas Casas” chegamos no momento de falar sobre Mercúrio. Vou escrever alguma coisa sobre as características desse planeta e ao final deste artigo, apresento a influência genérica deste planeta nas Casas astrológicas.
Antes de continuar é razoável entender que cada planeta em cada casa específica possui um significado, mas sua leitura jamais ocorrerá ipsis literis, como quem simplesmente segue uma "receita de bolo" através de um site da internet.
A tendência da maioria das pessoas é pesquisar algo como "mercúrio em áries casa 2" e esperar ler todas as informações sobre o planeta como se tudo aquilo fosse uma verdade absoluta... mas não é bem assim.
O que eu quero dizer é que não é possível decifrar uma carta natal somente lendo aspectos isoladamente! O correto é abordar o mapa como um todo, observando as dignidades e debilidades essenciais, quais os assuntos regidos por Mercúrio, os aspectos entre planetas e ângulos do mapa, as regências, termos, triplicidades, enfim.
Seguimos. Mitologicamente falando, Mercúrio foi personificado pelos Gregos como Hermes, o mensageiro dos deuses. É considerado como o deus da eloquência, da astúcia, do comércio dos mentirosos e dos ladrões.
Tem ligação com a memória e com o raciocínio. Bem aspectado e em signo compatível com sua natureza, Mercúrio absorve uma grande quantidade de informações, sintetiza-as e depois, formando como que uma rede de conexões, dá um grande salto intuitivo.
Localizando Mercúrio no mapa
Se você ainda não sabe onde está localizado Mercúrio no seu mapa, vou te dar algumas dicas iniciais. Primeiro você vai precisar de um site que levante o seu mapa. Existem vários deles disponíveis na internet e o mais indicado que eu conheço é o ASTRO. Após criar uma conta, inserir seus dados como o nome, dia, mês, ano, local e horário exato de nascimento, abra o mapa e identifique este símbolo sagrado:
“A cruz da matéria física sob o círculo do espírito, encimado pelo crescente da alma. É o triunfo da mente sobre a matéria: a inteligência ativa que canaliza os impulsos vindos de cima ou de baixo.”
A representação gráfica desse símbolo é um círculo no centro, um semicírculo em cima e uma cruz em baixo. O semicírculo representa a mente humana, que está por cima do círculo, o espírito divino e da cruz, que representa a matéria.
O Arquétipo de Mercúrio
Mercúrio e seu princípio vital
Trata-se de um planeta que tem ligação com o sistema nervoso e representa a comunicação através da coordenação mental, ou seja, da palavra escrita, falada e da transmissão de ideias.
O dia da semana referente a este planeta é a quarta-feira, o metal que o representa é o próprio mercúrio, o mineral é o fósforo, a nota musical é o E (Mi) e sua relação com plantas está para as flores leves, etéreas, abundantes e agradáveis aos olhos.
O planeta mercúrio está domiciliado nos signos de Gêmeos e Virgem e em detrimento nos signos de Sagitário e Peixes. Ele se exalta no seu próprio domicílio noturno, Virgem, e encontra-se em queda no signo de Peixes.
Algumas palavras-chaves sobre este arquétipo são: comunicação; viagem; aprendizado; conhecimento; mente; pensamento; razão; lógica; eloquência; astúcia; intelecto; escrita; fofoca; memória; discurso; irmão; vizinhos; fraude e coordenação.
Mercúrio representa os nossos pensamentos e a atividade constante que se desenvolve em nossas telas mentais. Tem conexão com os contatos com irmãos, amigos e inclusive as pessoas que frequentaram a escola conosco.