top of page
  • Foto do escritor

Partes Árabes - Parte da Fortuna


Parte da Fortuna

Antes de abordar a Parte da Fortuna em si e sua interpretação nas casas astrológicas, apresento de maneira resumida o que são as chamadas Partes Árabes, também conhecidas como Lotes Árabes ou Partes Arábicas.


A exata origem desse sistema não parece ser muito bem conhecida. O que sei é que este sistema foi muito estudado durante a Idade Média pelos Árabes, cuja cultura se manifestou com ênfase nos conceitos matemáticos, geométricos e sobretudo na arte. Porém, outras fontes revelam que os Gregos já utilizavam tal sistema.


O fato é que mais tarde esse sistema foi adotado por Astrólogos da Europa e seu uso foi se estendendo até os nossos dias. Nos tempos atuais, ou melhor, "modernos", embora muitos astrólogos não usem um grande número de Partes que foram delineadas, alguns abordam com certa frequência a mais conhecida de todas: a Parte da Fortuna (PF).



Podemos dizer resumidamente que essas Partes funcionam como indicadores dos pontos de maior sensibilidade interfuncional de um mapa astrológico. Para se descobrir as Partes, realiza-se um "cálculo" de dois planetas quaisquer, o Ascendente, e qualquer outra cúspide do mapa.




"Existem Partes (ou Lotes) para cada um dos sete planetas, como existem também partes referente a cada casa astrológica"



Como eu disse anteriormente, a mais conhecida dentre as Partes é a PF, mas existe também a Parte do Espírito, a Parte de Vênus, a Parte de Mercúrio, a Parte de Júpiter, a Parte de Saturno, etc, cada qual relacionada com suas respectivas qualidades e características planetárias.


Por exemplo, a Parte de Mercúrio também é conhecida como sendo a parte da fraude. Onde ela estiver localizada e de acordo com o seu estado cósmico no contexto geral do mapa, aponta para a questão sobre aquela temática.


Para a Parte de Saturno, que pode também ser chamada de parte do cativeiro, das prisões e das fugas, o raciocínio é o mesmo, rigidez e limites funcionarão como adjetivos localizados nestes lotes.


Do mesmo modo acontece com as Casas astrológicas. Existem Partes específicas relacionadas a cada Casa. A Parte referente ao trabalho, ou seja, a Parte da Profissão, bem como a Parte do trabalho que tem que ser feito é encontrado na Casa 10. Você já deve imaginar a qual Casa se relaciona a Parte dos Inimigos ocultos, hospitais e presídios... Isso mesmo, são assuntos de Casa 12 e podem ser encontrados ali.


Digamos que uma consulente que está noiva de seu consorte há mais de 1 ano quer saber se conseguirá, finalmente, casar-se com o seu amado. O astrólogo, com base em algumas técnicas, como a Revolução Solar, bem como com o uso de outras técnicas preditivas específicas, certamente chegará a uma resposta sobre a dúvida da moça.


Se este lote estiver ativo por alguma técnica preditiva num determinado ano, conjunto a Vênus e/ou em casas angulares, aspectando o significador da Casa 7 da consulente, chegaremos a uma resposta precisa com 99,0% de chances.


"As partes são significadoras e elas servem como complementos importantes para se chegar a uma questão específica."

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

12.347 visualizações
Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page