Partes Árabes - Parte da Fortuna


Antes de abordar a Parte da Fortuna em si e sua interpretação nas casas astrológicas, apresento de maneira resumida o que são as chamadas Partes Árabes, também conhecidas como Lotes Árabes ou Partes Arábicas.


A exata origem desse sistema não parece ser muito bem conhecida. O que sei é que este sistema foi muito estudado durante a Idade Média pelos Árabes, cuja cultura se manifestou com ênfase nos conceitos matemáticos, geométricos e sobretudo na arte. Porém, outras fontes revelam que os Gregos já utilizavam tal sistema.


O fato é que mais tarde esse sistema foi adotado por Astrólogos da Europa e seu uso foi se estendendo até os nossos dias. Nos tempos atuais, ou melhor, "modernos", embora muitos astrólogos não usem um grande número de Partes que foram delineadas, alguns abordam com certa frequência a mais conhecida de todas: a Parte da Fortuna (PF).



Podemos dizer resumidamente que essas Partes funcionam como indicadores dos pontos de maior sensibilidade interfuncional de um mapa astrológico. Para se descobrir as Partes, realiza-se um "cálculo" de dois planetas quaisquer, o Ascendente, e qualquer outra cúspide do mapa.





"Existem Partes (ou Lotes) para cada um dos sete planetas, como existem também partes referente a cada casa astrológica"



Como eu disse anteriormente, a mais conhecida dentre as Partes é a PF, mas existe também a Parte do Espírito, a Parte de Vênus, a Parte de Mercúrio, a Parte de Júpiter, a Parte de Saturno, etc, cada qual relacionada com suas respectivas qualidades e características planetárias.



Por exemplo, a Parte de Mercúrio também é conhecida como sendo a parte da fraude. Onde ela estiver localizada e de acordo com o seu estado cósmico no contexto geral do mapa, vai apontar para a questão sobre aquela temática e onde ela está sujeita a acontecer na vida do nativo.


Para a Parte de Saturno, que pode também ser chamada de parte do cativeiro, das prisões e das fugas, o raciocínio é o mesmo, rigidez e limites funcionarão como adjetivos localizados nestes lotes.



Do mesmo modo acontece com as Casas astrológicas. Existem Partes específicas relacionadas a cada Casa. A Parte referente ao trabalho, ou seja, a Parte da Profissão, bem como a Parte do trabalho que tem que ser feito é encontrado na Casa 10. Você já deve imaginar a qual Casa se relaciona a Parte dos Inimigos ocultos, hospitais e presídios... Isso mesmo, são assuntos de Casa 12 e podem ser encontrados ali.



Digamos que uma consulente que está noiva de seu consorte há mais de 1 ano, quer saber se conseguirá, finalmente, casar-se com o seu amado no próximo ano.


O astrólogo, com base em algumas técnicas, como a Revolução Solar, que é a comparação do Mapa Natal com o mapa do dia do aniversário da pessoa, bem como com o uso de outras técnicas preditivas específicas, certamente chegará a uma resposta sobre a dúvida da moça.


Até aqui tudo bem...


Mas o uso de um Lote específico para a análise desta questão, neste e em outros vários outros casos, pode ser o chamado "pulo do gato"!


Que tal procurar pela Parte do Casamento neste caso?


Se este lote estiver sendo ativado por algum ponto médio, conjunto a Vênus e/ou em casas angulares, aspectando harmonicamente o significador da Casa 7 da consulente, chegaremos a uma resposta precisa com 99,9% de chances.


"As partes são significadoras e elas servem como complementos importantes para se chegar a uma questão específica."




Fórmulas para o cálculo de algumas partes aleatórias




ASC + LUA - SOL = Parte da Fortuna

ASC + SOL - LUA = Parte do Espírito

ASC + MERCÚRIO - SOL = Parte do Comércio

ASC + VÊNUS - SOL = Parte do Amor

ASC + MARTE - SOL = Parte da Paixão

ASC + JÚPITER - SOL = Crescimento e expansão

ASC + SATURNO - SOL = Parte do Karma (destino)

ASC + NETUNO - SOL = Parte da Traição

ASC + MERCÚRIO - URANO = Parte da Astrologia

ASC + MARTE - SATURNO = Parte da Enfermidade

Como são realizados esses cálculos?



Os softwares e sites astrológicos modernos já mostram algumas partes automaticamente, outros deverão aparecer caso você as configure, de acordo com a sua necessidade, mas em outros casos só saberemos calculando manualmente a parte.


Quando a Lua está crescente, o ângulo Sol/Lua aumenta e quando a Lua está minguando, o ângulo Sol/Lua diminui. Se o nascimento do nativo ocorre durante o primeiro quarto da Lua e o Asc é, suponhamos, 5° de Áries, a longitude da PF, ou seja, a relação angular Sol/Lua em relação ao Asc, estará 90° para frente no Zodíaco, ou seja, 5° de Câncer. Porém, se o nascimento ocorre no último quarto da Lua, a longitude da PF estará a 90° para trás dos 5° de Áries, ou seja, 5°de Capricórnio.





Exemplo de um Cálculo para a PF



Tomemos este mapa ao lado como exemplo para calcularmos a Parte da Fortuna, cuja fórmula é:


ASC + LUA - SOL


O grau do Ascendente deste mapa ao lado é 0°33 de Virgem, sendo portanto 150°33' em longitude absoluta.


A Lua está aos 4°32' de Libra, que totaliza 184°32' em longitude absoluta.


Somando-se, portanto, os graus absolutos anteriores chegamos no total de 335°05'.


Deste último iremos subtrair o valor da longitude absoluta do Sol, aos 26°50' de Câncer, portanto 116°50'.


150°33' (asc) + 184°32'(lua) = 335º05' - 116°501 (sol) = 218°15' = 8°15' Escorpião.


Portanto, a Parte da Fortuna do mapa acima está localizado aos 8°15' do signo de Escorpião. Hoje em dia poucas pessoas realizam esses cálculos manualmente, então não se preocupe se achou muito complexo. Caso você queira descobrir algumas Partes Árabes do seu mapa sem passar pelos cálculos, utilize as fórmulas anteriores e calcule-as no site espanhol: Carta Natal online.




A Parte da Fortuna (finalmente!)




Como visto na tabela de fórmulas, a Parte da Fortuna, sendo composta por três pontos, o Ascendente, a Lua, junto com o Sol, o doador de vida, é também um indicador do corpo físico vivo e de suas relações como o mundo físico e social onde vive o nativo. Sua capacidade de significar prosperidade vem daí.



Se a Parte da Fortuna está em boas condições, a relação entre o nativo e o mundo físico e social onde ele vive o auxilia e o incentiva a viver bem. Se a Parte da Fortuna está em más condições, o nativo tem maior dificuldade para relacionar-se com o mundo e o mesmo pode ser entendido no que diz respeito sobre sua saúde.

A PF pode ser entendida como sendo um ponto do mapa por onde se originam alguns benefícios, a felicidade e a realização pessoal para o nativo.





A utilização das Partes Árabes é de uso fundamental na Astrologia Medieval, já que tais Partes participam como significadores e fornecem informações suplementares na interpretação de assuntos específicos.



Assim como o Ascendente, a Parte da Fortuna pode mostrar a motivação fundamental do indivíduo, aquilo que determina sua conduta externa, a natureza do mundo interno bem como sua forma de realização.


Do mesmo modo que a posição e o estado em que se encontra o regente do Ascendente vai nos indicar a área da vida em que o nativo intenta realizar sua motivação primária, assim será para o regente do signo na casa em que se encontra a PF. Ela vai assinalar o desejo primário, o impulso interno por onde a pessoa buscará a sua realização.





Parte da Fortuna nas Casas




Este símbolo ao lado é o glifo da Parte da Fortuna. Encontre-o em seu mapa. O êxito ou o fracasso relacionado com esse desejo interno e ancestral referente à PF estará indicado pela natureza e estado cósmico em que se encontre o regente do signo em que cai a sua Parte da Fortuna. A Casa onde se encontra é muito importante também, porque determina os assuntos em que o nativo estará interessado vivamente do ponto de vista emocional.




Atenção para um detalhe importante: A interpretação requer um estudo mais profundo e detalhado, não é possível basear-se isoladamente somente na posição da PF por casas sem também considerar o Signo em que cai pois este lhe dará a qualidade da energia a ser manifestada.






Para compreender o uso dos Signos corretamente, estes devem ser interpretados em sua forma mais pura, ou seja, como energias.


Sabemos que as casas representam as diferentes experiências de vida que temos que enfrentar, o desenvolvimento pessoal, os laços familiares, casamento, sexualidade, moral, religião, profissão, etc...





Devemos considerar cuidadosamente a natureza e o estado em que se encontram os planetas conectados com a Parte da Fortuna. Não é a mesma coisa um Marte em Peixes afligindo a PF com uma quadratura, que Marte fazendo o mesmo com Sagitário, porque Peixes em não terá tanta força como em Sagitário. Uma ação difusa é muito diferente de uma ação mais dirigida, concordam?



A PF é ativada com bastante força em um mapa quando a mesma é "tocada" por outros planetas de outras pessoas, quando se produz sobre ela aspectos de planetas em trânsitos ou por secundárias.



Alguns significados isolados da PF nas 12 Casas




Casa 1: Os maiores benefícios da vida são obtidos após o aprendizado subjetivo não apenas acerca de si mesmo, mas também como no entendimento do mundo que o rodeia. Habilidade para ver os acontecimentos com seus próprios olhos ao invés de se basear pelas opiniões dos demais, o que faz com que o nativo alcance êxito na vida. Sua independência e autossuficiência, quando manejadas de maneira autônoma, resultam em maior realização interior. Assuntos pertencentes ao corpo físico são mais importantes do que os outros possíveis significados da PF.



Casa 2: O dinheiro e as coisas que se pode comprar com suas finanças são de extrema importância. Estando bem configurada indica sorte com relação a finanças, dinheiro, porém mesmo assim deve aprender sobre o realmente é valoroso e o que não é útil para refletir seus verdadeiros valores. A complicação pode residir em realizar coisas que não são úteis para o nativo. De toda maneira, o interesse sobre assuntos financeiros predominam na vida do nativo.



Casa 3: Relações felizes com os demais atraem a verdadeira realização para o nativo com PF na Casa 3. A comunicação através da palavra falada ou escrita é o seu maior desejo. A habilidade para pensar claramente é o que produz sua maior sorte. O senso de segurança é mais baseado no pensamento do que nas coisas materiais.



Casa 4: Grande felicidade é alcançada através da proteção e do processo de nutrição a tudo o que pode representar o começo da vida. Esse pensamento se expande tanto para a vida humana, plantas, animais, o próprio nascimento de ideias ou o começo de todo projeto que necessita de especial cuidado e atenção. Esta mesma felicidade requer um sentimento de estabilidade.



Casa 5: O maior gozo se alcança quando o nativo está ocupado em um ato de criação. Possui grande habilidade para fazer de seus sonhos uma realidade. Existe um talento particular no que diz respeito à autoexpressão, sendo esta autêntica no decurso da vida. Pessoa capaz de se identificar profundamente com tudo o que cria. Prazer emocional em atividades artísticas criativas.



Casa 6: Este posicionamento promove muita felicidade através do trabalho e significa também que o nativo nasceu perto da fase cheia da Lua. A pessoa alcança sua realização através do uso cuidadoso do seu tempo e de sua energia. Sabe como fazer as coisas e a pessoa se sente mais feliz quando opta por satisfazer a necessidade pessoal de alguém.



Casa 7: Nesta casa o maior prazer individual se produz através dos outros. Busca união constantemente quer seja através do casamento, sociedades, amizades ou mesmo uma simples companhia. Como a boa sorte está sempre ligada com os outros na vida desta pessoa, ela é uma das poucas que se torna mais sinceramente feliz quando tudo o que pensa e o que faz se dedica a agradar o ser amado. Este posicionamento da PF significa que a pessoa nasceu depois da Lua cheia.



Casa 8: Esta pessoa alcança sua maior felicidade através de doações aos demais. Ela examina os valores dos demais desejando saber o que as outras pessoas guardam com tanto cuidado em suas vidas. Quanto maior e melhor for a sua descoberta a respeito dos valores pessoais dos outros, aplicando em sua vida pessoal, torna sua experiência de vida mais significativa. Pode indicar também que esta pessoa esteja bastante comprometida em dirigir os problemas de outras pessoas ou coisas.



Casa 9: Esta posição faz com que o indivíduo experimente sua maior alegria e prazer através da descoberta da "verdade". O indivíduo busca uma realidade que vem do alto, algo inatingível pela simples existência mundana. Pode mostrar uma grande ânsia do nativo por realizar viagens para lugares distantes para descobrir o modelo de vida de outras pessoas e outras culturas, ou de perder seu próprio ego em um grande movimento religioso ou transcendental para o seu ser.



Casa 10: Uma pessoa com este posicionamento da PF obtém seu maior prazer levando a cabo todos os objetivos específicos que a pessoa determinou para si mesma. Existe uma ânsia de ser aceito pela comunidade em que vive e por aqueles que estão em posição de autoridade. Os benefícios nunca chegam facilmente e devem ser ganhos através de um esforço contínuo, a depender do estado cósmico do significado do signo em que se encontra a PF.



Casa 11: Esta pessoa encontra a boa sorte por intermédio dos amigos que vão lhe brindar com alegria em sua vida, estimulando-a em seus projetos através de um inspirado otimismo e com ideias positivas. Atrai todo tipo de gente que pensa do mesmo modo e produz contato com pessoas brilhantes, inteligentes e exóticas (tipo os aquarianos). Pode ser uma pessoa pioneira e reformadora de valores sociais, culturais ou espirituais.



Casa 12: Indica uma pessoa que obtém sua felicidade e prazer quando está em harmonia com o seu eu interior, quando aceita, e deste modo acaba transformando ou dissolvendo seu próprio karma. Esta posição tem muita ligação com a ideia de serviço aos mais necessitados, de atos e atitudes de compaixão, características das Casas 6 e 12. Ter um posicionamento de PF na Casa 12 também pode ser benéfico, mas não é sempre tão evidente porque na Casa 12 existe um aspecto impessoal que subjaz ao mundo físico e que transcende o individual. Na Casa 12, a PF termina seu ciclo e se prepara para o novo com um propósito mais elevado.



________


Quer agendar uma consulta ou tirar alguma dúvida? Escreva-me através do menu CONTATOS ou entre na nossa Fanpage clicando na imagem.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
© Copyright 2020 - Dharma Astrologia