Partes Árabes - Parte da Fortuna


Parte da Fortuna

Antes de abordar a Parte da Fortuna em si e sua interpretação nas casas astrológicas, apresento de maneira resumida o que são as chamadas Partes Árabes, também conhecidas como Lotes Árabes ou Partes Arábicas.


A exata origem desse sistema não parece ser muito bem conhecida. O que sei é que este sistema foi muito estudado durante a Idade Média pelos Árabes, cuja cultura se manifestou com ênfase nos conceitos matemáticos, geométricos e sobretudo na arte. Porém, outras fontes revelam que os Gregos já utilizavam tal sistema.


O fato é que mais tarde esse sistema foi adotado por Astrólogos da Europa e seu uso foi se estendendo até os nossos dias. Nos tempos atuais, ou melhor, "modernos", embora muitos astrólogos não usem um grande número de Partes que foram delineadas, alguns abordam com certa frequência a mais conhecida de todas: a Parte da Fortuna (PF).



Podemos dizer resumidamente que essas Partes funcionam como indicadores dos pontos de maior sensibilidade interfuncional de um mapa astrológico. Para se descobrir as Partes, realiza-se um "cálculo" de dois planetas quaisquer, o Ascendente, e qualquer outra cúspide do mapa.





"Existem Partes (ou Lotes) para cada um dos sete planetas, como existem também partes referente a cada casa astrológica"



Como eu disse anteriormente, a mais conhecida dentre as Partes é a PF, mas existe também a Parte do Espírito, a Parte de Vênus, a Parte de Mercúrio, a Parte de Júpiter, a Parte de Saturno, etc, cada qual relacionada com suas respectivas qualidades e características planetárias.



Por exemplo, a Parte de Mercúrio também é conhecida como sendo a parte da fraude. Onde ela estiver localizada e de acordo com o seu estado cósmico no contexto geral do mapa, vai apontar para a questão sobre aquela temática e onde ela está sujeita a acontecer na vida do nativo.


Para a Parte de Saturno, que pode também ser chamada de parte do cativeiro, das prisões e das fugas, o raciocínio é o mesmo, rigidez e limites funcionarão como adjetivos localizados nestes lotes.



Do mesmo modo acontece com as Casas astrológicas. Existem Partes específicas relacionadas a cada Casa. A Parte referente ao trabalho, ou seja, a Parte da Profissão, bem como a Parte do trabalho que tem que ser feito é encontrado na Casa 10. Você já deve imaginar a qual Casa se relaciona a Parte dos Inimigos ocultos, hospitais e presídios... Isso mesmo, são assuntos de Casa 12 e podem ser encontrados ali.



Digamos que uma consulente que está noiva de seu consorte há mais de 1 ano, quer saber se conseguirá, finalmente, casar-se com o seu amado no próximo ano.


O astrólogo, com base em algumas técnicas, como a Revolução Solar, que é a comparação do Mapa Natal com o mapa do dia do aniversário da pessoa, bem como com o uso de outras técnicas preditivas específicas, certamente chegará a uma resposta sobre a dúvida da moça.


Até aqui tudo bem...


Mas o uso de um Lote específico para a análise desta questão, neste e em outros vários outros casos, pode ser o chamado "pulo do gato"!



Se este lote estiver sendo ativado por alguma técnica preditiva num determinado ano, conjunto a Vênus e/ou em casas angulares, aspectando harmonicamente o significador da Casa 7 da consulente, chegaremos a uma resposta precisa com 99,9% de chances.


"As partes são significadoras e elas servem como complementos importantes para se chegar a uma questão específica."




Fórmulas para o cálculo de algumas partes aleatórias




Lotes Árabes as Partes Árabes
Zodíaco

ASC + LUA - SOL = Parte da Fortuna

ASC + SOL - LUA = Parte do Espírito

ASC + MERCÚRIO - SOL = Parte do Comércio

ASC + VÊNUS - SOL = Parte do Amor

ASC + MARTE - SOL = Parte da Paixão

ASC + JÚPITER - SOL = Crescimento e expansão

ASC + SATURNO - SOL = Parte do Karma (destino)

ASC + NETUNO - SOL = Parte da Traição

ASC + MERCÚRIO - URANO = Parte da Astrologia

ASC + MARTE - SATURNO = Parte da Enfermidade

Como são realizados esses cálculos?



Os softwares e sites astrológicos modernos já mostram algumas partes automaticamente, outros deverão aparecer caso você as configure, de acordo com a sua necessidade, mas em outros casos só saberemos calculando manualmente a parte.


Quando a Lua está crescente, o ângulo Sol/Lua aumenta e quando a Lua está minguando, o ângulo Sol/Lua diminui. Se o nascimento do nativo ocorre durante o primeiro quarto da Lua e o Asc é, suponhamos, 5° de Áries, a longitude da PF, ou seja, a relação angular Sol/Lua em relação ao Asc, estará 90° para frente no Zodíaco, ou seja, 5° de Câncer. Porém, se o nascimento ocorre no último quarto da Lua, a longitude da PF estará a 90° para trás dos 5° de Áries, ou seja, 5°de Capricórnio.





Exemplo de um Cálculo para a PF


Calcular roda da fortuna

Tomemos este mapa ao lado como exemplo para calcularmos a Parte da Fortuna, cuja fórmula é:


ASC + LUA - SOL


O grau do Ascendente deste mapa ao lado é 0°33 de Virgem, sendo portanto 150°33' em longitude absoluta.


A Lua está aos 4°32' de Libra, que totaliza 184°32' em longitude absoluta.


Somando-se, portanto, os graus absolutos anteriores chegamos no total de 335°05'.


Deste último iremos subtrair o valor da longitude absoluta do Sol, aos 26°50' de Câncer, portanto 116°50'.


150°33' (asc) + 184°32'(lua) = 335º05' - 116°501 (sol) = 218°15' = 8°15' Escorpião.


Portanto, a Parte da Fortuna do mapa acima está localizado aos 8°15' do signo de Escorpião. Hoje em dia poucas pessoas realizam esses cálculos manualmente, então não se preocupe se achou muito complexo. Caso você queira descobrir algumas Partes Árabes do seu mapa sem passar pelos cálculos, utilize as fórmulas anteriores e calcule-as no site espanhol: Carta Natal online.




A Parte da Fortuna (finalmente!)


Parte da fortuna nas casas Lote da Fortuna
As Partes Árabes


Como visto na tabela de fórmulas, a Parte da Fortuna, sendo composta por três pontos, o Ascendente, a Lua, junto com o Sol, o doador de vida, é também um indicador do corpo físico vivo e de suas relações como o mundo físico e social onde vive o nativo. Sua capacidade de significar prosperidade vem daí.



Se a Parte da Fortuna está em boas condições, a relação entre o nativo e o mundo físico e social onde ele vive o auxilia e o incentiva a viver bem. Se a Parte da Fortuna está em más condições, o nativo tem maior dificuldade para relacionar-se com o mundo e o mesmo pode ser entendido no que diz respeito sobre sua saúde.

A PF pode ser entendida como sendo um ponto do mapa por onde se originam alguns benefícios, a felicidade e a realização pessoal para o nativo.





A utilização das Partes Árabes é de uso fundamental na Astrologia Medieval, já que tais Partes participam como significadores e fornecem informações suplementares na interpretação de assuntos específicos.



Assim como o Ascendente, a Parte da Fortuna pode mostrar a motivação fundamental do indivíduo, aquilo que determina sua conduta externa, a natureza do mundo interno bem como sua forma de realização.


Do mesmo modo que a posição e o estado em que se encontra o regente do Ascendente vai nos indicar a área da vida em que o nativo intenta realizar sua motivação primária, assim será para o regente do signo na casa em que se encontra a PF. Ela vai assinalar o desejo primário, o impulso interno por onde a pessoa buscará a sua realização.





Parte da Fortuna nas Casas



Glifo Parte da Fortuna

Este símbolo ao lado é o glifo da Parte da Fortuna. Encontre-o em seu mapa. O êxito ou o fracasso relacionado com esse desejo interno e ancestral referente à PF estará indicado pela natureza e estado cósmico em que se encontre o regente do signo em que cai a sua Parte da Fortuna. A Casa onde se encontra é muito importante também, porque determina os assuntos em que o nativo estará interessado vivamente do ponto de vista emocional.




Atenção para um detalhe importante: A interpretação requer um estudo mais profundo e detalhado, não é possível basear-se isoladamente somente na posição da PF por casas sem também considerar o Signo em que cai pois este lhe dará a qualidade da energia a ser manifestada.