top of page

Astrologia e Cristianismo: Antagonismo ou complementaridade?



Esta é a primeira parte de uma série de posts com a temática Astrologia e Cristianismo.




Santo Agostinho e astrologia
Santo Agostinho

Há uma longa tradição de conflito entre o cristianismo e a astrologia. As atitudes cristãs em relação à astrologia revelam a luta pelo monopólio da relação com o transcendente, não apenas no Antigo Testamento, mas também através dos séculos. Mesmo hoje, quando lemos o Catecismo da Igreja Católica¹, a oposição à astrologia é feita no contexto do primeiro mandamento: a astrologia não é analisada na sua própria especificidade, mas antes, na perspectiva mais ampla da adivinhação e da superstição. As objeções dos profetas na Bíblia supõem a afirmação do “Deus único” e a luta contra outras divindades.



O pressuposto é que a astrologia é um tipo de “religião” com diversos deuses aos quais não deve ser prestado culto dado que isso é devido apenas ao único Deus verdadeiro.


Podemos considerar quatro referências principais no que concerne às objeções cristãs à astrologia: a Bíblia, os Padres da Igreja, Santo Agostinho e o Catecismo da Igreja Católica. As primeiras três podem ser consideradas as fontes da posição oficial do cristianismo relativamente à astrologia. A quarta é interessante apenas na medida em que faz uma referência direta e contemporânea à astrologia e clarifica a posição da Igreja no contexto do primeiro mandamento:



“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te faz sair do Egito, de uma casa de escravidão. Não terás outros deuses além de Mim. Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos Céus, ou do que existe em baixo, na Terra, ou do que existe nas águas. Não te prostarás diante delas nem lhes prestarás culto, porque Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus cioso: castigo a ofensa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me ofendem; mas uso de misericórdia até a milésima geração com aquele que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20, 2-5).

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page