top of page

“A CABEÇA E A CAUDA DO DRAGÃO DA LUA NAS DOZE CASAS DO CÉU”, por Abu 'Ali al-Khayyat.

Abu 'Ali foi um astrólogo árabe que floresceu nos primeiros anos do século IX. Foi pupilo de Mashallah e um dos mais excelentes astrólogos que já viveram neste mundo. O seu livro sobre as Natividades foi traduzido para o latim por Platão de Tivoli em 1136, e novamente por João de Sevilha em 1153.


O Julgamento das Natividades por Abu 'Ali al-Khayyat
Capa: "O Julgamento das Natividades"

O Julgamento das Natividades de Abu 'Ali poderia ser descrito como um exemplo típico da astrologia árabe. Mas é mais do que isso. É um exemplo de astrologia grega ligeiramente modificada e desenvolvida pelos astrólogos árabes. Pois, de um modo geral, a astrologia árabe é a astrologia grega.


Para se compreender esta afirmação é necessário considerar a história da astrologia. Abordaremos esse assunto em outra publicação.


Entretanto, ressaltamos a importância da boa percepção e sensibilidade por parte do estudante de astrologia que, neste e nos demais casos - como nos aforismos, jamais deve-se levar ao “pé-da-letra” as colocações dos antigos. Sabe-se, ademais, que são diversas as interpretações referentes a este ponto em específico: os nodos lunares.


Alguns autores referem-se aos nodos como pontos de “ilusão”, ambos o norte e o sul. Outros já apresentam o nodo norte como benéfico (da natureza de Júpiter), assim como o nodo sul um ponto maléfico (da natureza de Saturno), que quando em conjunção aos planetas, diminui seus respectivos significados na carta.



Nodo Norte Nodo Sul


Capítulo 48

A CABEÇA E A CAUDA DO DRAGÃO DA LUA NAS DOZE CASAS DO CÉU


A Cabeça na 1ª casa denota autoridade e boa fortuna, de acordo com a sua mistura com os planetas. A Cauda denota problemas, diminuição e obstáculos em todos os empreendimentos, e danos num dos olhos.

A Cabeça na 2ª casa, aumento na propriedade e boa fortuna muito grande. A Cauda do Dragão, pobreza e uma derrocada de um elevado património.

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page