"Saturno e Mercúrio em conjunção", por Firmicus Maternus
Atualizado: 13 de jul.
Mathesis de Julius Firmicus Maternus é a declaração final e mais completa sobre astrologia do mundo clássico. Essa obra foi escrita por volta de 330 d.C., a pedido do cônsul da Campânia, Lollianus Mavortius, e, após uma introdução em que Firmicus se revela siciliano de nascimento e advogado de formação, passa a defender a doutrina estóica do determinismo extremo, em que o destino do homem é totalmente controlado pelas estrelas.
Nos sete livros restantes, Firmicus revela as características de cada um dos sete planetas conhecidos, bem como seu impacto no caráter e disposição humanos apresentados em detalhes exaustivos, com base em uma ampla gama de filósofos e astrólogos antigos, incluindo Ptolomeu e Manilius (ambos do século I d.C.). Os aforismos a seguir estão no Liber Tertius e versam sobre a conjunção de Saturno e Mercúrio nas casas astrológicas.
É de extrema importância advertir ao leitor desatento que aforismos nunca devem ser interpretados como verdades absolutas. Tais axiomas possuem uma conotação puramente pedagógica, levando em conta que todo o contexto do mapa deve ser analisado. É verdade que um simples aspecto com outro(s) planeta(s), ou mesmo a conjunção de Saturno a uma determinada estrela fixa, por exemplo, pode mudar por completo tais aforismos.
Segue abaixo o texto traduzido do latim:
SATURNO E MERCÚRIO EM CONJUNÇÃO