top of page

Júpiter nas Casas Astrológicas, por Firmicus Maternus

Júpiter é um planeta diurno e masculino, moderadamente Quente e Úmido, associado ao elemento ar e ao temperamento sanguíneo. Este planeta é conhecido como o benéfico maior, pois a sua natureza é favorável à vida. Conhecido por ser o grande benéfico do zodíaco, representa a abundância, o crescimento e o equilíbrio.



Júpiter nas casas
Júpiter por Hans Ladenspelder

Júpiter na Casa 1


A Casa 1 tem como cúspide o próprio Ascendente, sendo por isso a casa mais importante de um mapa. É o princípio da individualidade, marca a hora de nascimento de uma pessoa ou de um evento. É a base de um mapa astrológico. A Casa 1 representa o indivíduo, é a casa da vida, significa todas as condições que rodeiam o nativo. Refere-se tanto à sua aparência como as motivações e objetivos da pessoa. Gostos, maneirismos e mentalidade são em grande parte definidos pela Casa 1.


Segundo Firmicus Maternus, astrólogo do século IV, “Se Júpiter estiver exatamente no primeiro ângulo, ou seja, no ascendente, especialmente naqueles signos em que rejubila, ou na sua própria casa ou termos, ou na sua exaltação, fará um nativo de nobre ascendência, famoso, administrando grandes cidades, talvez como um dos principais magistrados. Também o tornará, de acordo com a computação do mapa, virtuoso, encantador, benevolente, alegre, rico, especialmente se Júpiter estiver nesta casa durante o dia e nenhum planeta maléfico fizer aspecto. Mas se um planeta maléfico aspectar Júpiter, toda esta predição é, até certo ponto, diminuída. Júpiter durante a noite no ascendente tornará o nativo o primogênito entre os seus irmãos, ou destruirá um nascido antes, ou enviá-lo-á para regiões afastadas dos seus pais, de forma que o nativo terá o primeiro lugar na casa do seu pai. Será cuidadosamente criado e os seus pais terão grande prosperidade. Se Júpiter estiver nesta casa durante a noite e um planeta maléfico lhe fizer aspecto, toda a herança paterna e materna será dissipada”.



Júpiter na Casa 2


Pela ordem caldaica a segunda casa está associada a Júpiter. É uma casa suscedente, feminina, significa os recursos, os bem materiais, a maneira como o nativo adquire sua substância. Sendo a casa suscedente vizinha ao ascendente, a Casa 2 “suporta” o ascendente, ou seja, o próprio nativo. Representa os recursos e as posses, sua riqueza ou pobreza, a maneira como a pessoa administra seus bens. Esta casa é chamada pelos nativos de “Portal do Inferno” (Anaphora). É passiva e debilitada uma vez que não aspecta o ascendente.

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

4.524 visualizações

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page