top of page

Marte nas Casas Astrológicas

Neste artigo abordaremos o posicionamento de Marte nas casas astrológicas levando em consideração aforismos de Firmicus Maternus, astrólogo do século IV dC. Marte é um planeta noturno e masculino, da triplicidade do fogo, excessivamente quente e seco, colérico. É o mais rápido dos planetas superiores. Devido à sua natureza, Marte é o planeta da ação, da ousadia e do querer. Suas ações implicam combate, luta, desafio e competição. Conhecido por ser o maléfico menor, contrário à vida, representa violência, conflito, agressividade e destruição.



Marte, o planeta quente e seco. Seu posicionamento através das casas astrológicas por Firmicus Maternus
Marte por Hans Ladenspelder

Marte na Casa 1


A Casa 1 tem como cúspide o próprio Ascendente, sendo por isso a casa mais importante de um mapa. É o princípio da individualidade, marca a hora de nascimento de uma pessoa ou de um evento. É a base de um mapa astrológico. A Casa 1 representa o indivíduo, é a casa da vida, significa todas as condições que rodeiam o nativo. Refere-se tanto à sua aparência como as motivações e objetivos da pessoa. Gostos, maneirismos e mentalidade são em grande parte definidos pela Casa 1.


Segundo Firmicus Maternus, “Marte no ascendente, num mapa noturno e num signo masculino, fará soldados. De dia, sem aspecto a Júpiter, torná-los-á de tez escura, bastante altos, desejando dar mais do que o seu rendimento permite. Mas se, de noite, Marte estiver no ascendente e num signo masculino e, claro, Marte estiver nesse mesmo signo e em conjunção com Júpiter, ou num forte aspecto com ele, isto fará líderes na guerra, a quem todo o exército é confiado, com poder de vida e morte. Serão corajosos, sérios e afortunados. Mas Marte nessa casa não permite que a esposa ou os filhos sejam cuidados com afeto caloroso. Marte durante o dia, torna os nativos ousados, espertos, emotivos, errantes, instáveis de todas as formas, nunca são capazes de completar aquilo a que se propõe”.



Marte na Casa 2


A segunda casa zodiacal é quem “suporta” a Casa 1, o ascendente, sendo, portanto, chamada de casa sucedente. Seu significado está relacionado com a substância, os recursos do nativo. Num mapa natal representa as posses de uma pessoa, sua riqueza ou pobreza, indica como o nativo gera os seus bens. Em Astrologia Cristã, Lilly, expõe: “Num ser humano, representa o pescoço e a sua parte posterior até aos ombros; nas cores, o verde. É uma casa feminina e sucedente, chamada por alguns autores latinos Anaphora”.

Quer ler mais?

Inscreva-se em www.dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

Assinar
1.980 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square
bottom of page