top of page

Saturno nas Casas Astrológicas

Neste artigo apresentaremos o significado de Saturno nas doze casas astrológicas tomando como base alguns aforismos de autores clássico da astrologia helenística, incluindo comentários nossos. Vale lembrar que os aforismos transcritos neste texto não devem ser levados ao pé da letra. Somente através de um delineamento mais preciso é que temos a possibilidade de testemunhar com mais propriedade a respeito das implicações de Saturno num mapa natal.


saturno nas casas astrológicas
Saturno por Hans Ladenspelder

Saturno é o planeta mais distante das esferas celestes visível a olho nu. Por ser um planeta excessivamente Frio e Seco, está relacionado com limitações e restrições.


Saturno é contrário à vida, representa o decaimento sendo chamado de maléfico maior pelos antigos. Vettius Valens em sua obra “Anthology”, pontua:


“(...) Saturno também causa humilhações, lentidão, desemprego, obstáculos nos negócios, ações intermináveis, subversão de negócios, segredos, prisão, cadeias, mágoas, acusações, lágrimas, luto, captura, exposições de crianças”.


Saturno simboliza um processo psíquico, assim como uma qualidade ou tipo de experiência. Ele não é simplesmente um símbolo de dor, de restrição e de disciplina, mas também um símbolo do processo psíquico comum a todos os seres humanos, por meio do qual, um indivíduo poderá utilizar as experiências de dor, de restrição e de disciplina como um meio de ampliar a sua consciência e seu desempenho.


O processo psíquico que Saturno simboliza parece ter algo a ver com a realização dessa experiência interior de integração psíquica dentro do indivíduo. Por outras palavras, Saturno está relacionado com o valor educativo que adquirimos de outros, mas também de valores interiores, aqueles que trabalhamos para descobrir dentro de nós mesmos.


O papel de Saturno enquanto Fera é um aspecto indispensável do seu significado, pois, conforme nos relata o conto, a Fera só pode se libertar do encantamento e se transformar em Príncipe quando for amada por aquilo que ela é. Pelo signo e pela casa que ocupa, Saturno indica aquelas áreas da vida nas quais é provável que o indivíduo venha a sentir-se frustrado em sua auto-expressão, e onde é muito provável que ele sofra decepções e enfrente dificuldades. Os aspectos que Saturno recebe alivia ou acentua suas implicações.


Segue abaixo um breve resumo genérico do posicionamento de Saturno nas casas astrológicas:



Saturno na Casa 1

A casa 1 é um ângulo importante no mapa e tem como cúspide o próprio ascendente. O ascendente é o princípio da individualidade do mapa, marca a hora de nascimento de uma pessoa ou de um evento e, portanto, é a base do mapa astrológico. A casa 1 representa o indivíduo e todas as condições que o rodeiam. Se refere tanto à sua aparência como às suas motivações e objetivos.


Segundo Firmicus Maternus, “Saturno, quando localizado durante o dia no ascendente, trará o nativo à vida um grande grito. O recém-nascido será o mais velho de todos os filhos ou, se algum tiver nascido antes dele, esse terá sido separado dos pais. Aquele deus, durante o dia, em qualquer dos ângulos, fará sempre com que o nativo seja o primogênito ou o primeiro a ser cirado, ou destrói os que nasceram antes. Mas torna os próprios nativos fanfarrões e cheios de orgulho. Se Saturno estiver no ascendente durante o dia e Marte estiver noutro ângulo ou na anáfora de um ângulo, isto indica muitos males, imenso perigo e perda de heranças. Mas, frequentemente, se não nenhum planeta benéfico numa posição favorável em aspecto a eles, ou se Marte receber a influência da Lua crescente, isto levará a uma morte violenta. Mas se Saturno estiver localizado, durante a noite, no grau do ascendente, o nativo será limitado pelo maior cansaço e sempre será oprimido por trabalho pesado. A alguns serão atribuídas ocupações perto de água, mas de tal tipo que se sentirão sempre esgotados por trabalho duro".

Quer ler mais?

Inscreva-se em dharmastrologia.com para continuar lendo esse post exclusivo.

11.798 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos!
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook Basic Square