Os eclipses e suas influências

January 30, 2018

 

 

 

O PRIMEIRO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 2018

 

 

 

Amanhã, 31 de janeiro, quarta-feira, a Lua no Signo de Leão por volta de 11h26 do horário de verão de Brasília, vai se opor ao Sol em Aquário, no grau 11°37". A oposição de Sol e Lua caracteriza a lunação cheia e quando esta ocorre a menos de 12°30" de um dos nodos, ocorre um eclipse, momento em que a Terra projeta a sua sombra sobre a Lua, ocultando-a. Na sequência, no dia 15 de fevereiro, teremos o eclipse parcial do Sol aos 27°07" no Signo de Aquário. 

 

 

 

 

 

 

Há outros elementos envolvidos nesta lunação. Para além do eclipse total, acontecerão, também, simultaneamente a chamada "Lua azul", a "Super Lua" e a tal "Lua de sangue". A Lua azul é assim chamada pelo fato desta ser a segunda lua cheia no mesmo mês, enquanto que a Super Lua tem esse nome por conta de sua proximidade com a Terra, quando a Lua na rota de sua órbita está no perigeu, dando a impressão de estar maior e muito mais brilhante. A Lua de sangue é um termo inventado pela modernidade para explicar a ação dos gases da atmosfera sobre a senhora da noite, fato pela qual se torna avermelhada. Mas do ponto de vista astrológico, o que vai nos importar mesmo é a influência do eclipse, sobretudo para os aquarianos e os leoninos.

 

 

 

A Lua cheia é um momento de culminação e finalizações. Tudo o que foi iniciado na Lua nova, nos últimos graus do Signo de Capricórnio, ocasião em que a houve também a conjunção da Lua com Vênus, será agora concluído. Mais abaixo neste artigo vou explicar um pouco da influência deste eclipse em mapas de natividade. 

 

 

 

 

SOBRE OS TIPOS DE ECLIPSES LUNARES 

 

 

 

São três tipos de eclipse lunar, a saber:

 

 

 Fonte: Tratado das Esferas*

 

 

  1. Eclipse Total: quando a Lua atravessa totalmente a sombra da Terra;

  2. Eclipse Parcial: quando a Lua atravessa parte da sombra da Terra, e

  3. Eclipse de Penumbra: quando a Lua apenas atravessa a penumbra e não são considerados em Astrologia por não serem visíveis ao observador na Terra.

 

 

Segundo o livro Tratado das Esferas, é comum ocorrer pelo menos quatro eclipses ao ano, sendo dois solares e dois lunares. Os solares correspondem às duas Luas Novas que ocorrem próximo aos nodos, uma conjunta ao Nodo Norte e outra ao Nodo Sul.

 

 

 

Quanto aos eclipses lunares, correspondem às duas Luas Cheias que ocorrem junto a cada um dos nodos. Vemos assim que os quatro eclipses de cada ano ocorrem em pontos opostos do zodíaco.

 

 

 

A INFLUÊNCIA DOS ECLIPSES

 

 

Os antigos astrólogos sempre temiam os eclipses e onde eles “tocavam”. Antigamente, quando ocorriam eclipses, solar ou lunar, além do pânico que tais eventos provocavam, eram também associados a períodos de adversidade, constituindo, portanto, maus presságios.

 

 

 

Eclipse é um termo grego que significa desmaio ou abandono.

 

 

É ausência de luz.

 

 

 

Diferentes épocas e nações relacionavam o evento extraordinário à interferência de figuras mitológicas que estariam tentando "devorar" os astros e sua luz. Para os chineses e os indianos, acreditava-se que um dragão ou uma serpente estivesse “comendo” o astro. Para essas culturas, mulheres grávidas não devem jamais olhar o eclipse solar nem lunar, pois é sujeito as crianças nascerem com sérios problemas de saúde. Para os indianos, recomenda-se também não sair de casa durante os eclipses e jejuar durante todo o dia, de preferência.

 

 

Alguns astrólogos antigos afirmam que nascer durante a conjunção dos luminares (lua nova), quando os nodos estão próximos destes – ou seja, em eclipses solares – a saúde do nativo estará comprometida e/ou acontecimentos bastante delicados estarão sujeitos a acontecer ao longo da vida.

 

 

 

Pessoas nascidas em eclipses solares, até um ou dois dias antes ou depois do eclipse, em geral, possuem históricos fortes de situações extremamente complexas em suas vidas. 

 

 

 

Para este caso de pessoas nascidas em eclipse solar, podemos entender como se o destino pessoal do nativo (ou seja, o Sol obscurecido) precisasse ser colocado mais de lado, tendo este que se voltar para as necessidades mais amplas do coletivo. Se a pessoa mantiver uma postura muito egocêntrica, interessando-se somente pelos seus próprios rumos pessoais, é possível que a pessoa tome direções erradas  na vida.

 

 

 

Vejamos um exemplo de pessoa conhecida nascida em eclipse, Renato Russo, escritor, poeta, cantor, compositor, vocalista da banda Legião Urbana, nasceu no dia 27 de março de 1960 às 4h, no Rio de Janeiro. O eclipse parcial no Signo de Áries ocorreu neste mesmo dia às 4h37, trinta e sete minutos após seu nascimento.

 

 

 

 

 

 

Entre 15 e 17 anos Renato Russo enfrentou uma rara doença óssea que o deixou entre a cama e a cadeira de rodas durante todo esse período, momento em que algumas de suas mais famosas composições foram escritas. Ele faleceu em 11 de outubro por questões de complicações decorrentes da AIDS, e curiosamente, também no dia de seu sepultamento, estava ocorrendo um eclipse.

 

 

 

QUAIS SERÃO AS INFLUÊNCIAS NO MEU MAPA?

 

 

Esse eclipse lunar é um momento de reflexão especial para plantarmos as sementes que iremos colher daqui a 6 meses. Pare durante um tempo, em silêncio, sentindo a energia da Lua e pergunte-se: o que realmente importa e faz sentido para você nesta fase da vida? O que alimenta sua alma interiormente trazendo alegrias? No que você pode melhorar? Lembrando sempre que o importante é focar nas soluções, não nos problemas.

 

 

 

Outro detalhe importante: não é auspicioso iniciar nenhum tipo de atividade neste dia de eclipse, quer seja um relacionamento, um casamento(!!!), trabalho, enfim, qualquer atividade de modo geral.

 

 

 

A Lua é receptiva e muitas pessoas costumam fazer rituais durante essa fase cheia. Então, o melhor neste dia a se fazer é projetar o que está faltando em você nessa lunação, intencionando desejos íntimos, vibrando as melhores energias, sintonizando com as melhores frequências da nossa alma.

 

 

 

Essa Lua cheia no Signo de Leão nos dá a oportunidade de entrarmos nos nossos arquivos interiores enxergando as questões do nosso EU. Encontrar o que se quer fazer da vida, por exemplo, para trabalhar com algo prazeroso, sentindo-se realmente útil e com vontade de acordar cedo pela manhã, tudo isso é assunto do Sol, do EU, do nosso dharma.  

 

 

 

Trabalhar a vibração interna durante esse período de eclipse é importante porque se estivermos pouco conscientes do coletivo, ligados na energia do egoísmo, pensando unicamente em si, provavelmente teremos que encarar alguns problemas existenciais, EXISTIR, assunto do Sol, do EU. Aquilo que vibramos internamente vai se refletir através do nosso exterior.

 

 

 

O Signo de Leão também fala do Amor, do equilíbrio em relação ao domínio do outro. Precisamos equilibrar nossas polaridades, nosso Sol (masculino) e nossa Lua (feminino). Muitas coisas estarão sendo ajustadas neste eclipse e nesse momento, se seu amor próprio estiver vinculado ao que o outro pensa de você, ao que o outro projeta em você, essa estrutura não irá se sustentar.

 

 

 

Como estaremos com a Lua em oposição não somente ao Sol, mas também à Vênus, o significador universal do Amor no Signo de Aquário - libertador -, os relacionamentos serão a tônica deste evento celeste. De modo geral, podemos dizer que as áreas do nosso mapa natal onde se encontram os Signos tocados pelos eclipses serão gentilmente "convidados" a fazer mudanças importantes em um capítulo de nossa vida que pode vir a precisar de alguns acertos, sobretudo no lado afetivo.

 

 

 

Momento especial também para deixar ir aquilo que já não cabe mais, liberar amarguras, registros velhos de dor e angústias passadas. Precisamos estar completos com nós mesmos, se estamos bem sozinhos, se conseguimos curtir a nossa companhia, acabamos atraindo pessoas que estão na mesma frequência. Mas o que determina o efeito do eclipse para cada pessoa é o estudo a ser realizado deste no mapa natal de cada pessoa. Por exemplo, se o eclipse passar por cima do sol de uma mulher, a depender de outros fatores no mapa, é sujeito ela engravidar naquele ano.

 

 

 

 

 

 

Outro exemplo, se o eclipse ocorre na cúspide da Casa 7 do nativo, é sujeito ocorrer o término de uma relação ou o fim de uma parceria de trabalho. Repito, somente através de um estudo detalhado do mapa é que será possível perceber que tipo de influência o eclipse poderá exercer.

 

 

 

Mas a interpretação astrológica do eclipse nem sempre é catastrófica e o efeito de um eclipse pode durar até 6 meses, por vezes até mais. Por exemplo, quando o eclipse ocorre no grau de Júpiter ou Vênus no mapa de natividade, pode ser que se apresente uma ação benéfica naquele ano e sua influência vai depender fortemente do setor onde encontra-se tais planetas, o eixo ativado pelo eclipse. 

 

 

 

Tudo é questão do ponto de vista. Um eclipse em cima de Saturno, por exemplo, é bom, mas seu efeito pode ser bastante intenso para o nativo. Há uma mudança de percepção de vida na região eclipsada estando sujeito o nativo a passar por um grande sofrimento. Mas tem um ditado que diz: "sofrimento é LUZ". Neste caso o eclipse se transforma em uma oportunidade de crescimento. Assim como Saturno, o grande professor, que nos ensina estruturas, caminhos, respeito, direções e limites a tomar na escola da Vida.  

 

 

 

Sejamos felizes!

 

Patrick Mesquita

Dharma Astrologia

 

 

 

* Referência: Tratado das Esferas - Helena Ribeiro e Helena Avelar. Prisma Edições, 3ª edição, 2017

 

** Para consultas astrológicas consulte a aba agendamento do site. A agenda de fevereiro está aberta. As consultas são realizadas via Skype com compartilhamento de tela, gravada, com todo o material disponibilizado após a consulta. Qualquer dúvida pode enviar mensagem pelo site, fanpage no facebook (clique na imagem abaixo para entrar na nossa página) ou através de contato direto pelo WhatsApp: +351 919 624 938.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Olhar Astrológico: Angelina Jolie

February 6, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags